GPS Brasília comscore

Iphan terá poder de barrar obras em áreas tombadas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em uma ação civil pública, confirmou que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem o poder de aprovar ou barrar obras em áreas tombadas, que é o caso de Brasília. A ação foi julgada em abril de 2023. As informações são do Metrópoles.

Segundo a ação, o DF não pode transgredir as normas e critérios de aprovação do Iphan. Em 2005, o instituto processou o GDF em relação a instalação de propagandas em locais públicos. Quase 20 anos depois a ação foi encerrada em favor do Iphan, mesmo com diversos recursos apresentados pelo governo.

O Iphan é reconhecido como autoridade máximo para a aprovação de intervenções em áreas tombadas. O instituto poderá barrar ou aprovar alterações que estão previstas no Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub).

O Iphan impediu uma obra para a criação de uma nova pista de acesso e um “balão” no Parque da Cidade.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

A história da Capital do Brasil começa bem antes das …

A doença renal crônica pode ser controlada com medidas preventivas, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI