GPS Brasília comscore

Ipês roxos já começam a colorir a paisagem de Brasília no outono

Capital tem mais de 270 mil pés da árvore típica brasileira. Floradas vão até outubro, época em que começa plantio das mudas

Compartilhe:

Roxos, rosa, amarelos, brancos… Chegou a época do ano em que o brasiliense tira o celular do bolso para fazer fotos em tudo quanto é rua e parque do Distrito Federal. Está aberta a temporada dos ipês.

 

A árvore de grande porte nativa do Brasil virou símbolo da capital federal. Hoje, existem cerca de 270 mil ipês de cores variadas espalhados por todas as regiões administrativas. A próxima temporada de plantio começa em outubro, quando a Novacap passa a colorir a cidade com outras 40 mil mudas em todo o DF.

 

‌“Coletamos as sementes de matrizes que são cultivadas em um raio de 400 km, área que pega o Distrito Federal e parte do Entorno. Essas árvores são acompanhadas ao longo do ano, com técnicos sempre de olho na ocorrência de qualquer praga ou fungo”, conta o diretor do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Raimundo Silva. 

 

As sementes passam por um processamento antes do cultivo. Quando as mudinhas completam três anos de manejo, saem dos viveiros da Novacap para serem plantadas. “Elas vão [para o plantio] em um porte que varia de 80 cm a 1,5 m. “É a partir do terceiro, quarto ano que as árvores já começam a florir”, afirma Raimundo.

O festival de cores oferecido pelos ipês começa em junho, com a floração da variedade roxa. Porém, Raimundo observa que, neste ano, as baixas temperaturas anteciparam o aparecimento das flores. “O frio quebra a dormência da planta e estimula a florada, por isso já podemos ver alguns ipês floridos ainda em maio”, explica.

Confira abaixo os meses e a duração de florada de cada uma das variedades de ipê.

29.5.-Arte-Ipes.-Arte-Agencia-Brasilia.jpg