Categories: República

Ipec: Lula chega a 47% das intenções de voto; Bolsonaro permanece com 31%

**Pesquisa Ipec** divulgada nesta segunda-feira (19) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em segundo lugar, com 31% das intenções de voto na eleição para presidente da República.

O levantamento, encomendado pela Globo, aponta para a **consolidação de um cenário de estabilidade na disputa**. Com pouco mais duas semanas para as eleições, os números mostram pouca ou nenhuma mobilidade entre os candidatos.

Em relação ao levantamento anterior do Ipec, do dia 9 de setembro, **Lula subiu de 46% para 47%. Bolsonaro registrou o mesmo percentual da pesquisa passada**. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Bem abaixo da disputa polarizada vem** Ciro Gomes (PDT)**, com 7% das intenções (mesmo índice da pesquisa anterior), **Simone Tebet (MDB)**, com 5% (ante 5% do levantamento passado), e **Soraya Thronicke (União Brasil)**, que repetiu 1%.

Felipe d’Avila (Novo), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas **não alcançaram 1%**.

Outros 5% afirmaram que **votarão em branco ou nulo**; aqueles que **não souberam ou não quiseram responder** representaram 4%.

A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 17 e 18 de setembro em 181 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. **A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00073/2022**.

**Segundo turno**
De acordo com o Ipec, o ex-presidente **Lula vence um possível segundo turno contra Jair Bolsonaro por 54% a 35%**. O petista oscilou um ponto para cima e o presidente variou um ponto para baixo, ambos dentro da margem de erro.

Diferente de levantamentos passados, **o Ipec não simulou outros cenários para segundo turno**.

**Rejeição**
Em termos de rejeição, o Ipec aponta que **metade dos eleitores não votaria no presidente Jair Bolsonaro (PL) de jeito nenhum**. O ex-presidente Lula (PT) é rejeitado por 33%.

Os números são mais desfavoráveis para Jair Bolsonaro quando **comparados** com a primeira pesquisa da série histórica, divulgada no dia 15 de agosto. Naquele momento, Bolsonaro tinha 46% de rejeição, ou seja, cresceu quatro pontos. Lula, por sua vez, permanece com os mesmos 33%.

O pedetista **Ciro Gomes** é rejeitado por 15% do eleitorado; outros 6% não votariam em **Simone Tebet** de maneira alguma.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Share
Published by
Redação GPS

Posts Recentes

Sandro Mabel lidera intenções de voto em Goiânia com 34,5%, indica pesquisa

Empresário apoiado por Caiado se destaca na corrida à Prefeitura de Goiânia

9 horas ago

Distrito Federal bate novo recorde de calor pelo terceiro dia seguido, com 37,5°C

Estiagem prolongada e umidade baixa intensificam alerta de perigo no DF, com maior seca da…

9 horas ago

Moraes intima Pablo Marçal a depor sobre uso da plataforma X durante proibição

Candidato à Prefeitura de São Paulo é investigado por suposto abuso de poder econômico

10 horas ago

A um dia da eleição, Datafolha revela cenário indefinido para a Prefeitura de São Paulo

Candidatos estão separados por poucos pontos percentuais, dentro da margem de erro

10 horas ago

O Diário da Princesa 3: Anne Hathaway confirma que estará no elenco de nova sequência

Anúncio foi feito através de publicação no perfil da atriz no Instagram

11 horas ago

Ex-agente de Gisele Bündchen menciona ‘investidas’ do rapper Diddy

A modelo, no entanto, nunca aceitou os convites do rapper, que está preso

11 horas ago