Com 2,7 km de extensão, a **Avenida Paranoá** é o coração comercial da região administrativa. E está de cara nova graças à grande **transformação** que vem sofrendo por conta das inúmeras reformas realizadas no espaço desde janeiro. Com **investimento de R$ 16 milhões**, as obras em andamento têm foco na mobilidade.
Para isso, estão sendo feitas **melhorias nas calçadas** próximo às edificações, permitindo a circulação de pedestres por passeios livres, além de reconstrução de estacionamentos, drenagem e acréscimo de ciclovia e paisagismo, com o plantio de grama e várias **mudas de ipês** de todas as cores ao longo da via.
![Calçadas da Avenida Paranoá estão sendo reconstruídas para modelos mais modernos e acessíveis (Joel Rodrigues/Agência Brasília)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Joel_Rodrigues_Agencia_Brasilia_paranoa_4_5cccb2e582.jpg)
A empreitada, que no momento emprega 60 trabalhadores, é da Secretaria de Obras e **prioriza pedestres e ciclistas**. Com quase 70% de serviços executados, o resultado da melhoria salta aos olhos, mudando a rotina das pessoas que circulam pela região. Pouco a pouco, a parte central da cidade vai se transformando, trazendo mais segurança e conforto aos moradores, além de embelezar a área central da cidade.
“_Está ficando uma belezura de dar gosto_”, comenta a aposentada Divina Bezerra Soares, 70 anos, uma das **pioneiras** da cidade. “_Há muito tempo que a gente não via grandes obras assim na cidade, ainda mais aqui na parte central_”, avalia ela, mirando o espelho do tempo.
![Nova cara da região tem agradado os moradores (Joel Rodrigues/Agência Brasília)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Joel_Rodrigues_Agencia_Brasilia_paranoa_3_53e66ad550.jpg)
Espaçosas nos seus três metros de largura, as **calçadas**, construídas ao longo da via, devem ficar prontas no final deste mês. Feitos de bloquetes, para drenar com mais facilidade a água da chuva, **os estacionamentos terão 844 vagas ao longo da avenida**.
Dona de uma loja de toldos, próximo à via dupla, Rosângela Oliveira Santos, 34 anos, já sente as **mudanças** a olho nu. “_Antes os carros não tinham lugar para estacionar e ficavam atrapalhando a rua_”, conta.
**A ciclovia de aproximadamente 2,5 km que corta a Avenida Paranoá está praticamente finalizada**, faltando apenas retoques de pinturas. Pelo menos 450 metros lineares de asfalto novo foram feitos na Avenida Paranoá dos dois lados da pista que vai até a Paróquia Santa Maria dos Pobres. “_É asfalto totalmente novo, com base, sub-base e parte de pavimentação toda nova_”, detalha o **engenheiro e fiscal da Secretaria de Obras, Carlos Mohammed**. “_Esse foi o trecho que a gente conseguiu fazer antes do período da chuva, o restante só depois que estiar_”, planeja.
![Espaços respeitados para todos na nova Avenida Paranoá (Joel Rodrigues/Agência Brasília)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Joel_Rodrigues_Agencia_Brasilia_paranoa_2_fcdb06beb8.jpg)
Para o **administrador do Paranoá, Júnior Carvalho**, a obra é de grande relevância social para a cidade, atendendo, diretamente, 20 mil pessoas que transitam pelo local diariamente. “_Este projeto arquitetônico, urbano, beneficiará, em especial, as pessoas com deficiência_”, destaca. “_Também é importante na área econômica, pois está gerando emprego, renda e melhorando a qualidade de vida do morador do Paranoá_”.