Categories: Market

Intraempreendedorismo como propulsor do crescimento empresarial

Não é de hoje que o Brasil tem um perfil empreendedor, em 2021, **o país ocupava o quinto lugar no ranking global na taxa de empreendedorismo**. E, apesar do grande espaço que o tema tem ocupado ao longo dos últimos anos, recentemente uma de suas importantes vertentes, o intraempreendedorismo, tornou-se assunto de curiosidade em todo mundo.

O comportamento empreendedor dentro de organizações e empresas: o intraempreendedorismo, mesmo preenchendo um significativo espaço nos portais de busca, tem se desenvolvido vagarosamente. Um estudo recente divulgado pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), revelou que **menos de 1% dos funcionários de organizações atuam como intraempreendedores no Brasil**, índice considerado muito baixo se comparado a países como o Reino Unido, por exemplo, com 8%.

Para grandes empresas e executivos como **Fernando Cavalcanti, vice-presidente do Nelson Wilians Advogados e sócio do NWGroup**, grupo especialista em soluções empresariais, tributárias e financeiras, a implementação de ações intraempreendedoras é prioridade. “**_É uma das principais ferramentas para o crescimento de uma organização**, não há dúvidas de sua importância para uma empresa_”, afirma.

![Fernando Cavalcanti, sócio do NWGroup](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pasted_image_0_3_4aa0e03462.png)

A prática tem o objetivo de ampliar as competências dos profissionais para além de sua formação técnica. “_Implantar em sua organização é investir e valorizar o seu time_”, comenta Cavalcanti. “_Quem conhece a minha história sabe o quanto o intraempreendedorismo foi importante para o meu desenvolvimento profissional. Fui de parceiro institucional à vice-presidência_”, vibra.

O executivo relembra sua trajetória, enfatizando a principal essência da prática. “_Quando iniciei meu ciclo profissional dentro do NWADV, não possuía diploma ainda. Eu me formei enquanto estava lá dentro e, **hoje, como vice-presidente administro mais de 50 unidades em todo Brasil**. E é essa cultura que eu quero levar adiante como exemplo, mostrar que o profissional é muito mais do que o diploma ou ausência dele_”, enfatiza.

Frente ao amadurecimento do cenário intraempreendedor no país, diversas são as causas que fazem com que esse ecossistema inovador se desenvolva de forma lenta. “_Muitas empresas possuem culturas enraizadas, **mudá-las nem sempre é fácil**. Mas, para sobreviver a esse novo ecossistema é preciso dar o primeiro passo, como a atenção em promover o diálogo e receptividade aos colaboradores. É preciso começar!_”, orienta o executivo.

O comprometimento de todas as partes, **como a alta diretoria, líderes de equipes e colaboradores são pilares de extrema relevância** para desenvolvimento da prática que surge também como uma aliada estratégica para o crescimento saudável da organização. “_O interesse e compromisso precisam ser mútuos, para que o resultado seja positivo não só para a empresa, mas para todos os envolvidos no processo_”, explica Cavalcanti.

O estímulo à proatividade e criatividade são duas das **principais características do intraempreendedorismo**, que se mostram como propulsores para o desenvolvimento de novas ideias. Segundo o vice-presidente, dentro do NWGroup, muitas das soluções hoje ofertadas foram desenvolvidas e implementadas por profissionais que integram a organização.

>“São ações que, além de auxiliar no desenvolvimento profissional do time, criam um ambiente aberto à discussão e troca de soluções para impasses internos ou externos. E é assim que temos trabalhado dentro do NWGroup, onde lapidamos constantemente as soluções ofertadas. São processos primordiais também para a criação de vantagens competitivas e criação de um ecossistema inovador dentro da empresa”, enfatiza.

Promover a prática intraempreendedora já faz parte da cultura de alguns grandes players como o Google, por exemplo. E, agora, ela vem **tomando espaço em outras empresas**, mesmo que morosamente. “_A cultura da inovação é a base para o crescimento sustentável, precisamos adotar e incentivar práticas que a norteiam para estimular o engajamento e proporcionar, ao mesmo tempo, o sentimento de pertencimento dentro das empresas. São novas ideias que solucionam e transformam_”, conclui.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Starlink e X pagam multas, mas rede social segue suspensa no Brasil

Após quitação de R$ 18,35 milhões em multas, ex-Twitter permanece bloqueado

6 horas ago

Tecnologia para cuidar dos seus Pets: O futuro do bem-estar animal

Nos últimos anos, a tecnologia revolucionou a forma como cuidamos dos nossos pets

9 horas ago

POUPEX Cultural apresenta, a violinista finlandesa Elisa Järvelä

A noite reserva um espetáculo único, que fluirá do erudito ao jazz e pop com…

11 horas ago

Fim da disputa entre Cristiana Arcangeli e Álvaro Garnero

O drama judicial que ganhou as manchetes envolvia uma disputa acirrada entre ambos

11 horas ago

Filme “perdido” de Paul McCartney chegará aos cinemas brasileiros

Do documentário, clássicos da carreira solo de Paul, como Jet, Live and Let Die e…

11 horas ago

GPS|Brasília conversa com o leiloeiro Fernando Pelloni; confira

Frente à Casa Amarela, o leiloeiro dá sequência ao legado da família na capital federal

12 horas ago