GPS Brasília comscore

INTERFASHION Brasília coloca a capital federal em estado de moda

Na sua segunda edição, o evento promete superar expectativas, ao apresentar mais de 30 marcas ao longo de quatro dias de intensa programação fashion

Entre os dias 21 e 24 de agosto, o INTERFASHION Brasília retorna ao Parque Estações, trazendo como grande destaque os desfiles que prometem comprovar que a moda na capital federal é forte e pulsante, tanto no quesito criação, quanto econômico. Nessa 2ª edição, serão mais de 60 modelos da cidade em 30 apresentações que prometem transformar a passarela em um espetáculo de identidade e inovação. “Cada marca e cada estilista apresentará coleções criadas especialmente para a ocasião. O line-up está repleto de grifes com DNA 100% candango, além de convidados nacionais escolhidos a dedo”, ressalta o diretor criativo do evento, Fernando Lackman. 

A abertura, no Dia da Moda, nesta quinta-feira (21), começa com o Projeto Artesania Brasília, reunindo artesãs do DF em um diálogo potente entre tradição e novas formas de fazer artesanato. Na sequência, o público acompanha a estreia nas passarelas de Thaís Fread, que traduz sua relação com a cidade em acessórios autorais, mergulhando no encontro entre artesanato e metais. Ainda no mesmo dia, se apresentam nomes já consolidados como a 2 Tempos, trazendo na bagagem três décadas de história, e a Jeans do Bem, marca de luxo inteligente que ressignifica a moda com um upcycling sofisticado e atemporal. A noite também reserva a aguardada parceria Calado + Retiqueta, em que o brasiliense Sérgio Calado reinventa peças de estilistas renomados entregues pela grife de alto-luxo do Lago Sul, trazendo frescor e styling jovem ao que já nasceu icônico.

Na sexta-feira (22), a narrativa ganha novos contornos com a Haura e sua coleção Maré Brasileira, onde o luxo atemporal se mistura às memórias e ao trabalho artesanal feito à mão. Logo depois, é a vez de Laura Brito, artista de rua que transformou uma flor em sua marca registrada, agora transportada para roupas leves e poéticas. A noite continua com a Biruta celebrando 32 anos de trajetória, e se encerra em grande estilo com a presença da primeira grife nacional convidada vinda diretamente do Ceará: a Cholet, conhecida por vestir a mulher contemporânea e que faz, pela primeira vez, um desfile na capital federal.

O sábado (23) abre com o desfile da Sacramound, que surpreendeu o país com sua coleção inspirada na Divina Comédia de Dante Alighieri, patrocinada pelo FAC. Depois de viralizar com as duas primeiras etapas, eles apresentam agora a obra completa, em seu primeiro desfile aberto ao público. A sequência traz Alê Baeza com a coleção La Dolce Vita Brasiliense, contrapondo rendas e romantismo italianos à força da arquitetura local; seguida por Virgínia Barros e sua coleção Nas Tranças do Morro, inspirada nas artesãs de Morro do Pilar (MG). A segunda grife nacional convidada do evento deve chamar a atenção com seus inéditos calçados tecnológicos inovadores: os VB InnoVec, que incorporam a ciência Repeltex, criada pela equipe do professor Álvaro Eiras (UFMG) e que funcionam como barreira de proteção contra mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika, chikungunya e malária. Ainda no sábado, Laura Segall apresenta sua moda autoral de bordados e rendas, enquanto a Verdurão – com mais de duas décadas de trajetória em sustentabilidade e naturalidade – promove um desfile performático sobre clima e meio ambiente, contando com dançarinos em cena.

O domingo (24) abre em clima de verão, às 10h, com o Summer Collections, reunindo sete marcas de moda praia locais (Bambuch Fitness, Dama Concept Gym, Dona Jô Brand, Naked Swinwear, Nanda Beachwear, Sun Rose Beachwear e Vento Radical), representando a força de um setor que cresce em uma cidade marcada por suas 80 mil piscinas e clubes às margens do Lago Paranoá. À tarde, a passarela se reinventa com um desfile só de brechós, reunindo nomes como Desapeguei Bonito, Loop Brechó, Peça Rara, Brechó do Óculos e Sex Machine, sob a curadoria do stylist Luis Felipe. Logo depois, a Cia do Lacre e a Vesper trazem peças feitas a partir de lacres de latas — e elas próprias desfilam o que criam. Também sobem à passarela os Alunos de Design da UnB, apresentando o resultado de uma pesquisa acadêmica guiada por um olhar crítico sobre o setor.

O coletivo Fashion Inclusivo emociona ao colocar no palco pessoas com deficiência, reforçando a importância da moda como espaço para todos. Na sequência, os Alunos do Curso de Moda do IESB dividem os holofotes com o projeto Vestida de Sonhos, escola de costura que já conquistou multidões no TikTok e no Instagram. E, para encerrar, o Perifa Brechó mostra que a potência do “second hand” está nas ruas das cidades satélites, reunindo coletivos de brechós em coleções de upcycling que reafirmam o futuro da moda como movimento consciente e coletivo.

“O INTERFASHION Brasília 2025 é mais do que uma passarela, é um mosaico vivo da criatividade que pulsa no quadradinho, em diálogo constante com o Brasil e com o mundo”, a avalia Presidente do ATIVA Instituto e idealizadora do evento Julyana Noronha. “Estamos mais robustos, diversos e cheios de propósito, com o desejo de reafirmar que a nossa cidade tem tudo para ser uma das maiores vitrines da moda brasileira, democratizando o acesso e o espaço para quem cria, vive e trabalha nesse setor que a cada dia está mais plural e vibrante”, completa.

Serviço

INTERFASHION Brasília

Quando: 21 a 24 de agosto 2025

Onde: Parque Estações – Parque da Cidade Sarah Kubitschek, estacionamento 10

Quanto: Entrada franca – mediante retirada de ingressos no site INTERFASHION Brasília

Siga: @intefashionbrasilia

 

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI