GPS Brasília comscore

Instituto Proeza: mãos que tecem o amanhã

Uma linha, duas agulhas, movimentos circulares com os dedos. O corpo está em transe: pupila dilata, boca fecha, respiração entra em ritmo de pausa. **Pura concentração**. Em questão de minutos, o emaranhado **toma forma** e se **transforma**. Ganha trama e roteiro — vira novela, história, poesia. Nas mãos certas, **crochetar é como escrever um poema** sem caneta. Versar sem papel, rimar sem palavras. É tipo nobre de arte quente, que não recusa o toque e convida para o abraço.

No **Instituto Proeza**, o crochê **salva vidas**. _“Cresci vendo minha mãe e minha avó crochetando, mas, hoje, certamente o crochê tem para mim um novo significado”_, conta **Kátia Ferreira**, fundadora da ONG que desde **2003** atua no Distrito Federal capacitando mulheres em situação de vulnerabilidade – um trabalho lindo e **inspirador**, que, como tantos outros, viu-se cercado e rendido às inconsistências da pandemia.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/institutoproeza_foto18_75188dd832.jpg)
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/institutoproeza_foto19_799645c57a.jpg)

Em 2020, durante os mais gélidos meses de um _lockdown_, Kátia viu sua arte mais necessária do que nunca. Saltos foram trocados por pantufas, roupas apertadas abriram espaço para o _loungewear_ e todo mundo queria se arriscar na técnica _tie-dye_. Durante meses, o confortável e aconchegante era lei absoluta, e o crochê nadou com a maré.

Foi então que Kátia teve sua mais monumental ideia — até agora. _“O que fazemos quando não podemos nos reunir? Buscamos outras conexões. Estávamos todos em casa, deprimidos, frágeis de um modo ou de outro… mas nossa capacidade para inspiração estava lá!”_, entrega, com **esperança** ligada à voz. _“Essa é a coisa mais maravilhosa desse mundo conectado: ser constantemente impactado por pessoas e imagens”_.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/institutoproeza_foto09_271b2f5e48.jpg)
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/institutoproeza_foto12_63585900b1.jpg)

Nos caminhos da internet, observou essa crescente **ascensão**. Estava em mantas, casacos e cobertores? Sim, mas também estava em obras e instalações de arte salpicadas por todo o mundo. _“Me apaixonei muito pelas obras da artista portuguesa Joana Vasconcelos e pelo modo como ela consegue expandir a técnica de forma surrealista e fantasiosa”_.

Num **estalo**, a imagem se acendeu como uma lâmpada sobre a cabeça. _“Se alguém te revela que pretende cobrir um prédio inteiro com crochê… você não demora a chamar a pessoa de doida!”_. Assim, **vestida de loucura e trajada de coragem**, Kátia deu início ao projeto **Tecendo o Amanhã**. Dois anos e alguns “quebrados” depois, a missão havia sido cumprida.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/institutoproeza_foto06_9721622026.jpg)
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/institutoproeza_foto11_9c9550ac87.jpg)

Ao todo, **108 mulheres** trabalharam na obra, 80% delas assistidas pela entidade. _“A maioria era composta por moradoras do Recanto das Emas e Riacho Fundo II, que já trabalham conosco no Instituto”_, destaca. _“Contudo, recebemos também mulheres de outras regiões administrativas, que entraram no nosso grupo buscando um propósito, uma felicidade em meio à tristeza do isolamento”_.

**Mais de 150 mil metros de linha** foram usados para cobrir as partes externa e interna dos cinco andares do edifício-sede, que hoje está aberto para visitação guiada no **Recanto das Emas**. Basta o olho bater na fachada que a imaginação já está convidada para o **encanto**. _“É uma verdadeira instalação de arte! Busquei referência em símbolos nacionais e locais, incorporando essa mistura de culturas que é o Brasil e que é Brasília!”_, relata a filantropa. _“Aqui, todo mundo vem de algum lugar, todo mundo tem família de outras partes, e era isso que eu queria representar: diversidade”_.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/institutoproeza_foto14_56693cb381.jpg)
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/institutoproeza_foto13_9cfa526c57.jpg)

Ao entrar, o pescoço trabalha hora extra, angulando o olhar na direção dos mais maravilhosos **detalhes**: bolas brancas que pendulam do teto, cobrinhas coloridas que “rastejam” entre as dobras das paredes, bandeirinhas e pipas típicas de São João numa bela homenagem ao Nordeste brasileiro, abelhas, corações, flores, bocas, estrelas… não há nada que não tenha ganhado uma **lúdica** e **afetuosa** versão em crochê. _“Tivemos o apoio de muitos indivíduos e companhias fundamentais em diversas fases do projeto. O estilista Dudu Bertholini, meu grande amigo, nos visitou lá no início, assim como o crocheteiro de mão cheia Marcelo Nunes, de quem sou fã”_, abre. _“A empresa de fios Euroroma também nos foi de grande ajuda, assim como a Circo e, claro, não posso esquecer de agradecer imensamente ao Ministério do Turismo e à Fundação Banco do Brasil, que patrocinaram a ação”_.

A resposta do público e da mídia também foi de **surpreender**. Procurada por grandes portais de notícia, Kátia confessa que não esperava tamanho **aplauso**. _“Vem gente de todo lugar nos visitar. Recentemente, recebemos uma senhora que nos disse que esse era um passeio melhor que a Disney”_, resgata, em risos. _“O fazer manual foi por muito tempo considerado ‘menor’, então observar e participar dessa nova fase e status de um trabalho que tem tanto simbolismo para tanta gente…”_, buscando palavras entre a sincera felicidade, Kátia pausa. _“É arte”_.

**@Institutoproeza**

_*Matéria escrita por Theodora Zaccara para a edição 35 da Revista GPS_

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Transtorno é caracterizado por intensas oscilações de humor, que podem …

É um filme de terror, vampiros, ação, drama ou musical?

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.