A partir da próxima segunda-feira (18) a instalação cênica interativa Assombros chega ao SESC Estação 504 Sul. O trabalho de artes visuais, performáticas e sonoras, convida o público a vivenciar narrativas fragmentadas por meio de cinco caixas óticas semipiramidais, que funcionam como palcos virtuais miniaturizados.
Criada pela artista Simone Reis, ao lado do designer de mídias Iain Mott e o dramaturgo Camilo Pellegrini, cada caixa combina técnicas óticas, como os Boîtes d’Optique, do século XVII, com ilusões teatrais modernizadas por projeções digitais.

Foto: Iain Mott/Divulgação
Dentro das caixas, são exibidas performances da atriz Simone Reis exibidas em vídeos de até cinco minutos, criados a partir de roteiros autoficcionais que mesclam memórias pessoais com personagens femininas. O objetivo é que os espectadores interajam com as caixas através de janelas circulares e com os elementos visuais com figurinos com véus, plumas, flores artificiais e maquiagem expressionista.
A experiência sensorial é amplificada pelo sistema sonoro Mosca, desenvolvido por Mott, que oferece áudio ambissônico (360º).
O projeto fica em cartaz até 18 de setembro e tem entrada gratuita.
Serviço
Quando: de 18 de agosto a 18 de setembro (das 9h às 21h)
Onde: SESC Estação 504 Sul
Quanto: gratuito
Informações: site