GPS Brasília comscore

Inscrições para o novo Concurso Nacional Unificado começam nesta quarta (2)

Provas serão aplicadas em duas etapas, em outubro e dezembro. Edital com 3.652 vagas será divulgado ainda nesta segunda (30)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou nesta segunda-feira (30/6) que as inscrições para a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) terão início nesta quarta-feira (2) e seguem abertas até o dia 20 de julho. O edital com todos os detalhes será publicado ainda hoje, em edição extra do Diário Oficial da União.

O certame oferecerá 3.652 vagas para nível médio e superior, distribuídas entre mais de 30 órgãos da administração federal, com os cargos organizados em nove blocos temáticos. O objetivo do modelo unificado é democratizar o acesso ao serviço público e tornar o processo mais eficiente e transparente.

A taxa de inscrição será única, no valor de R$ 70, válida para todos os cargos. De acordo com a ministra Esther Dweck, a medida visa tornar o valor mais acessível, especialmente para candidatos de diferentes perfis sociais. O pagamento da taxa poderá ser feito até 21 de julho.

Entre as principais novidades desta edição está a aplicação das provas em duas etapas distintas. A primeira fase, com provas objetivas, será realizada no dia 5 de outubro, em todo o Brasil. Já a segunda fase, com provas discursivas, está prevista para o dia 7 de dezembro, restrita aos candidatos aprovados na etapa anterior.

As avaliações acontecerão em 228 cidades brasileiras. Para os cargos de nível superior, a prova objetiva terá 90 questões (30 de conhecimentos gerais e 60 de específicos), com duração de cinco horas, das 13h às 18h. Já para nível intermediário, a prova será composta por 68 questões (20 gerais e 48 específicas), com duração de 3h30, das 13h às 16h30.

As provas discursivas também terão estrutura diferente para cada nível. Para nível superior, os candidatos responderão a duas questões discursivas, com duração de 3 horas, das 13h às 16h. Já os concorrentes aos cargos de nível intermediário farão uma redação dissertativa-argumentativa, em duas horas, das 13h às 15h.

Veja também

Respostas obtidas nem sempre têm embasamento científico, podendo ser genéricas, …

A noite terá Menu completo, bebidas alcoólicas e não alcoólicas …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.