O Distrito Federal e 23 estados pode receber chuvas intensas nesta segunda-feira (13). O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e só não abrange a Região Sul do país.
Os avisos estão classificados como amarelo, de perigo potencial, e laranja, de perigo.
Os estados com previsão de instabilidade incluem Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins, além do Distrito Federal.
Para estados com alerta laranja, a indicação é de chuvas de até 60 mm/h e ventos de até 100 km/h. No caso do aviso de perigo potencial, amarelo, a perspectiva é de ventos intensos, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também é desaconselhado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, principalmente nas áreas sob alerta laranja.