GPS Brasília comscore

Inmet alerta para calor intenso e baixa umidade no DF e em várias regiões

Distrito Federal pode registrar ocorrência de precipitação em áreas isoladas neste último final de semana de setembro
O DF não registra chuvas desde 23 de abril deste ano
O DF não registra chuvas desde 23 de abril deste ano. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Compartilhe:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu pelo menos três avisos para diversas regiões do País, entre elas o Distrito Federal, que devem sofrer com ondas de calor e baixa umidade ao longo deste fim de semana. O primeiro, de onda de calor com grau de severidade classificado como “grande perigo”, permanece em vigor ao longo de todo este sábado (28).

Segundo o Inmet, as temperaturas devem ficar até 5 graus Celsius (°C) mais altas nas seguintes regiões: centro goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, leste goiano, Central Mineira, sul goiano, sul/sudoeste de Minas, Belo Horizonte, noroeste goiano, Ribeirão Preto, oeste de Minas, noroeste de Minas, norte de Minas, Distrito Federal, extremo oeste Baiano, Jequitinhonha e norte goiano.

O segundo aviso, de baixa umidade com grau de severidade classificado como “perigo”, segue em vigor até as 19h. Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12% nas seguintes regiões: leste goiano, oriental do Tocantins, norte goiano, sul maranhense, ocidental do Tocantins, extremo oeste baiano, noroeste de Minas, sudoeste piauiense, Vale São-Franciscano da Bahia, centro goiano, norte de Minas, Distrito Federal, centro sul baiano, centro norte baiano, noroeste goiano e sul goiano. Há risco de incêndios florestais e riscos à saúde, incluindo ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

As instruções do instituto para este caso são beber bastante líquidos; atividades físicas não são recomendadas; evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; e usar hidratante para pele e umidifcar o ambiente. Um outo aviso, também de baixa umidade, mas classificado como “perigo potencial”, entra em vigor às 11h deste domingo (29) e segue até as 21h. 

Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20% no DF e em várias regiões brasileiras. Há baixo risco de incêndios florestais e baixo risco à saúde. Para este caso, as instruções do instituto são beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Chuva no DF
O Inmet informou ainda que, em meio a quase 160 dias sem chuva, o Distrito Federal pode registrar a ocorrência de precipitação em áreas isoladas neste último final de semana de setembro. “As chances são pequenas, mas não estão descartadas”, avaliou o instituto, ao destacar que as temperaturas na região vão continuar elevadas, com máximas podendo chegar aos 35°C.

As primeiras precipitações, no entanto, devem ser de baixa intensidade e curta duração. O período chuvoso só deve se firmar mesmo no fim da outra semana, já nos primeiros dias de outubro. Na sexta-feira (27), o DF completou 157 dias sem chuvas — o último registro foi em 23 de abril. Esta é a segunda maior estiagem da história da capital federal, atrás apenas de 1963, quando houve um período de 163 dias de seca.

Por enquanto, o DF está em alerta para a baixa umidade: a mínima pode chegar a 15%, enquanto a máxima não passa de 50%. A previsão para os próximos dias também é de muito calor. A temperatura máxima pode chegar a 33ºC e a mínima estará sempre acima dos 17°C.