GPS Brasília comscore

Início do conclave é marcado por celebração solene e rígido esquema de segurança no Vaticano

Cerimônia de abertura destaca apelo à união da Igreja, enquanto cardeais se reúnem sob sigilo para escolher o sucessor de Francisco

A abertura do conclave para a escolha do novo papa começou nesta quarta-feira (7) com uma missa solene celebrada na Basílica de São Pedro. A homilia, de tom institucional, reforçou o apelo à unidade da Igreja Católica diante de uma decisão considerada “de grande importância”. O cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício e responsável por conduzir a cerimônia, já havia presidido o funeral de Francisco.

Durante seu sermão, Battista Re afirmou que “o amor é a única força capaz de mudar o mundo”, ressaltando que a eleição papal ocorre em um contexto histórico “complexo e difícil”. A celebração, aberta ao público, contou com um forte esquema de segurança na Praça São Pedro, que incluiu o uso de armas antidrones e revistas rigorosas. Objetos como garrafas metálicas de água foram proibidos na entrada.

Encerrada a missa, teve início a procissão dos cardeais em direção à Capela Sistina, onde ocorrem as votações. À tarde, os eleitores assistem a uma catequese conduzida pelo cardeal Raniero Cantalamessa, seguida pelo juramento de manter sigilo absoluto sobre o processo. A partir daí, é realizada a primeira votação.

Como funciona o conclave

Para que um novo papa seja eleito, é necessário que ele receba ao menos dois terços dos votos dos 133 cardeais presentes, equivalente a 89 votos. O pontífice escolhido enfrentará desafios contemporâneos semelhantes aos do pontificado de Francisco, como os conflitos internacionais em Gaza e na Ucrânia, e a urgência da crise climática.

Os horários da fumaça, sinal tradicional do resultado das votações, já estão previstos. Nesta quarta-feira, a primeira deve ocorrer por volta das 14h (horário de Brasília). A partir de quinta-feira (8), as fumaças serão liberadas às 7h e 14h, sendo que, em caso de eleição, a fumaça branca pode sair às 5h30 ou 12h30, acompanhada pelo toque dos sinos.

A fumaça preta, que indica a ausência de consenso, é produzida com uma mistura de perclorato de potássio, antraceno e enxofre. Já a fumaça branca, sinal da escolha de um novo papa, inclui lactose e resina de clorofórmio.

Entre os principais nomes cotados estão Pietro Parolin (Itália), Luis Antonio Tagle (Filipinas), Jean-Marc Aveline (Argélia), Juan José Omella (Espanha), Matteo Zuppi (Itália) e Peter Turkson (Gana).

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

A prática faz bem ao humor e libera endorfinas, mas …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.