Categories: Saúde

InfoGripe aponta que a covid-19 se espalha por cinco estados

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz divulgado nesta quinta-feira (12) aponta o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19 não apenas em Goiás e São Paulo, como apontado na semana passada, mas também nos estados de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro e no Distrito Federal

O estudo da Fiocruz observou ainda a manutenção do crescimento de casos de SRAG por rinovírus em muitos estados das regiões Nordeste e Centro-Sul, e especialmente no estado do Amapá, onde chama a atenção que a maioria dessas ocorrências graves por rinovírus estão concentradas principalmente entre crianças e adolescentes de até 14 anos de idade.  

A pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz Tatiana Portella alerta que, devido à alta movimentação de pessoas entre o estado de São Paulo e outras regiões do país, o aumento de casos de SRAG por covid-19 em São Paulo pode, nas próximas semanas, continuar impulsionando a disseminação e o crescimento dos casos do Sars-CoV-2 (Covid -19) em outros estados.

Diante desse cenário, a pesquisadora reforça a importância de que todas as pessoas do grupo de risco – como idosos, crianças e pessoas com comorbidades – estejam em dia com a vacinação contra a covid-19. 

“Nessa época do ano, começam as campanhas de vacinação contra a influenza na Região Norte. E é muito importante que todas as pessoas elegíveis nos estados do Norte também estejam em dia com a vacina contra a influenza”, recomenda.

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 14,4% para influenza A; 3,2% para influenza B; 9% para vírus sincicial respiratório (VSR), 34,7% para rinovírus, e 32% para Sars-CoV-2 (Covid-19). Entre os óbitos, a prevalência entre os casos positivos foi de 25,4% para influenza A, 4,1% para influenza B, 3,7% para VSR, 9,8% para rinovírus e 50,2% para Sars-CoV-2 (Covid-19).

“Com esse quadro preocupante, é fundamental seguir recomendações como uso de máscara em locais fechados com maior aglomeração de pessoas e com menor circulação de ar, assim como dentro dos postos de saúde. Em caso de aparecimento dos sintomas, o recomendado é ficar em isolamento em casa, se recuperando da infecção e, assim, evitando transmitir esse vírus para outras pessoas. Mas, se não for possível fazer isolamento, o recomendado é sair de casa usando uma boa máscara”, orienta a pesquisadora.

Agência Brasil

Posts Recentes

Definição no STF sobre fornecimento de remédios fora do SUS vai desafogar 34 mil ações

Já há sete votos para definir as regras no julgamento que deve ser encerrado nesta…

3 horas ago

Abear atribui à advocacia predatória total de processos no setor aéreo

Empresas aéreas gastam, anualmente, R$ 1 bi com custos judiciais

4 horas ago

STJ suspende investigação contra juiz acusado de vender sentenças em Goiás

As investigações contra o magistrado ficam suspensas até o julgamento do habeas corpus

5 horas ago

No rooftop da VOGA, clube de whisky e charutos reúne convidados

Na edição especial, noite contou com os rótulos Edradour 12 anos e o aclamado Classic…

5 horas ago

Público da 17ª Parada LGBTQIAP+ de Taguatinga terá acesso a ações educativas de saúde

O GDF vai distribuir autoteste de HIV, preservativo, lubrificante e material informativo durante o desfile

6 horas ago

Prefeitura de Manaus decreta situação de emergência por causa da seca

Rio Negro está abaixo da média histórica para essa época do ano

6 horas ago