GPS Brasília comscore

Influencer perde R$60 mil por causa de 1 segundo no TikTok; entenda

A maquiadora Camila Pudim não conseguiu monetizar vídeo que passou das 100 milhões de visualizações
Camila Pudim - Influencer perde R$60 mil por causa de 1 segundo no TikTok; entenda
Camila Pudim | Foto: reprodução/Instagram

Compartilhe:

A profissão de influenciador digital já é uma realidade concreta na nossa sociedade. São muitas as pessoas que levam as redes sociais como um trabalho de fato. Então, imagine atuar diariamente nesse meio, e ver mais de R$60 mil (de acordo com cálculos de outros criadores) escaparem das suas mãos por conta de 1 segundo de vídeo no TikTok.

Foi o que aconteceu com a criadora de conteúdo digital Camila Pudim. A humorista e maquiadora soma mais de 20 milhões de seguidores nas redes, mas cometeu um pequeno erro que custou caro. Por conta de uma regra de monetização do TikTok, a influencer provavelmente deixou de faturar uma bolada.

O conteúdo em questão é um vídeo da trend ‘Asoka Makeup’, inspirada no filme indiano Asoka. O viral consiste em uma coreografia unida de diversas maquiagens e transições dinâmicas ao som da música indiana San Sanana.

@camilapudim Asoka makeup 🇮🇳 Versão Brasil 🇧🇷❤️ Gostaram ? #asokamakeup #indiamakeup #makeuptransformation India Makeup Ib: @ibra ♬ suara asli – Sita Suwarnadwipa

A não monetização

A rede social chinesa de vídeos curtos implementou há algum tempo o programa de monetização da plataforma. Dessa forma, diversos criadores já conseguem extrair renda da produção de conteúdos. Camila é uma dessas pessoas. No entanto, logo no seu vídeo mais viral ela não cumpriu um dos requisitos para ter a publicação monetizada: o vídeo com mais de 1 minuto de duração.

Não bastasse o conteúdo bater mais de 100 milhões de visualizações, a humorista ficou no limite do limite para receber os ganhos, já que o conteúdo tem exatos 59 segundos de duração. “A última coisa que eu pensei quando eu estava produzindo esse vídeo era se ia monetizar ou não, porque geralmente esses challenges de música nunca monetizam. Eles são mais curtinhos”, contou Camila em uma publicação mais recente.

O segundo vídeo

Chocada com a repercussão, a influenciadora decidiu fazer um segundo vídeo da trend. O que ela não esperava é que o novo conteúdo iria superar, e  muito, o primeiro viral. Superando as 220 milhões de visualizações, a publicação da segunda-feira (29) tinha, é claro, mais de 1 minuto de duração. Mas nem tudo são flores.

@camilapudim Asoka makeup 🇮🇳 Versão Brasil 2 🇧🇷❤️ #asokamakeup #indiamakeup #makeuptransformation camila pudim India Makeup Ib: @ibra ♬ original sound – jharna bhagwani

Camila abriu o jogo e revelou o valor arrecadado até agora com a versão 2 do vídeo. Muito abaixo do que alguns criadores calcularam, a monetização não passou dos US$800,. “Me iludiram. Mas eu não fiz o vídeo para monetizar, eu tenho outras formas de fazer isso com o meu trabalho”, explicou.

Apesar da polêmica e dos cálculos frustrados, toda a situação foi muito positiva para a criadora de conteúdo. Desde o dia 21, data em que foi publicado o primeiro vídeo da trend, Camila soma mais de 67 milhões de visualizações em seus outros conteúdos, incluindo um vídeo de bastidores do processo de criação da segunda publicação viral no TikTok.

@camilapudim Como gravamos a trend ASOKA makeup #asokamakeup #makeup #makeuptransformation #bastidores #camilapudim ♬ som original – Camila Pudim