Indonésia planeja erguer uma nova capital para substituir Jacarta, a atual do país, que enfrenta sérios problemas de afundamento, poluição e congestionamento. A futura cidade, chamada de Nusantara, arquipélago em javânes antigo, será construída na Ilha de Bornéu. Situada a 1300 Km de Jacarta, a mudanla foi proposta inicialmente em 2019, como resposta aos desafios enfrentados pela capital atual.
O presidente Joko Widodo, que já governou Jacarta, vê a criação de Nusantara como uma esperança para uma cidade mais igualitária, atendendo à diversidade étnica da população indonésia.
O projeto estará sob a responsabilidade do urbanista indonésio Sibarani Sofian, que planeja a construção de edifícios em palafitas e passarelas elevadas para se adaptar ao terreno montanhoso de Bornéu, aproveitando a brisa refrescante e a dispersão da água da chuva em benefício dos moradores.
De acordo com informações do The New York Times, a expectativa é que a primeira fase da construção esteja concluída até o final de 2024. Contudo, há preocupações quanto à natureza do solo argiloso, que pode apresentar desafios para suportar os edifícios necessários para acomodar uma população estimada em 60 mil pessoas.