Um incêndio de grandes proporções iniciado nesta quarta-feira (25) levou ao fechamento temporário do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros para visitação.
De acordo com a administração do parque, a medida será mantida ao longo desta quinta-feira (26), enquanto as equipes de combate ao fogo tentam controlar a situação.
O fogo, que já se aproxima da Vila São Jorge, uma das principais portas de entrada da unidade de conservação, obrigou a retirada dos visitantes que estavam na região, incluindo os acampados na área da Sete Quedas. A concessionária responsável pela gestão do parque, a Parquetur, coordenou a evacuação para garantir a segurança de todos.
No combate ao incêndio, mais de 60 brigadistas estão atuando, incluindo equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e voluntários. O trabalho visa controlar o avanço das chamas e preservar as áreas ainda não afetadas.
Este é o segundo grande incêndio que atinge a Chapada dos Veadeiros em menos de uma semana. No último domingo (22), outro foco de fogo, que queimou uma área equivalente a três mil campos de futebol, foi declarado extinto após duas semanas de combate intenso.