GPS Brasília comscore

Inadimplentes revelam que suas dívidas aumentaram em 2022

**As dívidas aumentaram para 43% dos consumidores inadimplentes no segundo semestre de 2022**, de acordo com a Pesquisa Perfil do Consumidor, da Boa Vista. No mesmo período de 2021, a alta havia sido de 33% e, no primeiro semestre do ano passado, de 40%.

**Os que se consideram muito endividados chegaram a 42%**, ante 32% no mesmo período de 2021 e 37% no semestre imediatamente anterior. **Cerca de 7 em cada 10 possuem mais de três contas em atraso**, contra 63% no semestre anterior e 62% no mesmo semestre de 2021. São 87% com o nome negativado há mais de 90 dias.

**Entre os inadimplentes, 68% compõem as classes D e E**, enquanto 85% são economicamente ativos e 35% têm entre 18 e 30 anos. **Mulheres são a maioria (56%).** O desemprego é o principal motivo para que o consumidor deixe de honrar pagamentos – a justificativa foi usada por 30% dos entrevistados. **A diminuição da renda é citada como razão para a inadimplência para 26%.**

“Apesar do desemprego ter sido citado como a principal causa da inadimplência, de modo geral, o mercado de trabalho melhorou pouco a pouco no 2º semestre de 2022. Segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE, em novembro de 2022 a taxa de desemprego estava na marca de 8,1%. Um ano antes, em novembro de 2021, a taxa era de 11,6%. Nesse intervalo de 12 meses, de acordo com o órgão, pouco mais de 4,8 milhões de empregos foram gerados”, explica, em nota, Flavio Calife, economista da Boa Vista.

**A pesquisa mostra, ainda, que 27% dos consumidores estão inadimplentes em razão do não pagamento do cartão de crédito**, em seguida vem o cartão de loja, com 12% **Outros 29% tiveram o nome negativado devido à falta de pagamento de boletos bancários.**

“Essa piora na situação financeira do consumidor já era esperada. Vimos, desde o início do ano, que algumas linhas de crédito muito mais caras estavam crescendo de forma expressiva, como o cartão de crédito parcelado e o rotativo, então não chega a ser uma surpresa o cartão de crédito ter sido apontado por muitos consumidores”, comenta Calife.

**A pesquisa foi feita por meio de mais de 1,5 mil entrevistas online com consumidores de todo o Brasil.** A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

Fotos inéditas contam a história da inauguração da capital federal

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.