Um casarão histórico na Quinta Avenida, em Nova York, será reaberto ao público ainda em 2025. O Frick Collection, importante instituição cultural de uma das metrópoles mais movimentadas do mundo, passou anos em reforma para aprimoramento.
O projeto honra o notável legado da Frick e, ao mesmo tempo, atende às necessidades operacionais e de infraestrutura para os visitantes de hoje.
As galerias históricas do primeiro andar foram restauradas e criou-se um conjunto de salas no segundo andar da casa original da família Frick, permitindo ao público conhecer esses espaços pela primeira vez.
Por meio do reaproveitamento do espaço existente e de um modesto acréscimo, a reforma expandiu as áreas de exposição e programação, incluindo novas galerias para mostras especiais, as primeiras salas dedicadas a projetos educativos e um novo auditório com 220 lugares.
O projeto também incluiu a restauração do 70th Street Garden, agora visível de vários novos pontos em todo o edifício. A Frick Art Research Library e suas salas de leitura renovadas, por sua vez, serão reabertas simultaneamente com o museu, com novos pontos de entrada que permitirão uma integração perfeita dos dois espaços da instituição.
A temporada inaugural convida os visitantes a conhecerem ou revisitarem a coleção do museu, com suas obras-primas icônicas recolocadas nas galerias restauradas no primeiro andar, além de pinturas, esculturas e objetos decorativos que serão expostos. Para completar, uma série de instalações e programas especiais serão disponibilizadas.
Uma exposição de 12 obras em papel pertencentes à coleção Frick marcará a nova Cabinet Gallery, no primeiro andar. Raramente exibidos devido à sua sensibilidade à luz, esses itens variam de esboços a desenhos altamente acabados de Degas, Goya, Ingres, Rubens e Whistler, entre outros, cobrindo do século 15 ao 19. As obras ficam em cartaz até o verão de 2025 do Hemisfério Norte.
A reabertura está marcada para 17 de abril.