Segundo o Portal InfoSaúde desde 2021, Foram mais de 22 mil inserções do DIU de cobre, gerido pela Secretaria de Saúde (SES-DF), a inserção do dispositivo está disponível em 135 unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal.
Governo do Distrito Federal (GDF) tem se esforçado para facilitar o acesso da população a opções de planejamento reprodutivo. O dispositivo é um dos mais indicados para pessoas com útero, mulheres cisgêneros e homens transexuais. As pacientes passam por avaliação obstétrica e ginecológica para determinar a adequação do dispositivo ou a sugestão de outros métodos, como contraceptivos orais ou preservativos. Devem assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) antes da inserção.
Técnica pela Saúde da Mulher da SES-DF, Viviane Tobias ressalta que “O planejamento reprodutivo é um direito da mulher, que pode decidir quando e se deseja ser mãe, e é um serviço prioritariamente realizado pela equipe de Atenção Primária mais perto do domicílio, nas UBSs, a população pode encontrar o DIU de cobre, contraceptivos hormonais injetáveis e orais, e preservativos masculinos e femininos. Além disso, também é o caminho para quem deseja aderir a um método cirúrgico, que são a vasectomia e a laqueadura.”
*Com informações da Agencia Brasília