GPS Brasília comscore

Imperatriz Leopoldinense interrompe jejum e é a campeã do Carnaval carioca

Vitória não vinha desde 2001 e este é o nono título da escola de Ramos no Grupo Especial

Compartilhe:

Com o enredo _O Aperreio do Cabra que o Excomungado Tratou com Má-querença e o Santíssimo não Deu Guarida_, a **Imperatriz Leopoldinense** somou 269,8 pontos e **se tornou campeã do Carnaval carioca de 2023.** É uma triunfal volta por cima da **primeira tricampeã do Sambódromo da Marquês de Sapucaí (1999, 2000 e 2001)**, que **caiu para a Série Ouro no desfile de 2019** e **voltou em 2020**, reeditando o enredo vencedor de 1981, _O Teu Cabelo não Nega_, rebatizado como _Só Dá Lalá_ pelo **carnavalesco Leandro Vieira**.

Sem desfilar em 2021, por conta da pandemia da covid-19, **a Imperatriz fez, em 2022, um carnaval para se manter no grupo especial**, terminando em décimo lugar. Logo depois, **a presidente da Imperatriz, Cátia Drumond, recontratou Leandro Vieira**, autor do enredo deste ano, que teve como inspiração os cordéis nordestinos _A Chegada de Lampião no Inferno_, _O Grande Debate que Teve Lampião com São Pedro_ e _A Chegada de Lampião no Céu_, de José Pacheco, com histórias fantásticas sobre a chegada de Lampião ao céu e ao inferno. A saída foi encontrada pelo carnavalesco: desfilar pela Imperatriz, com o samba interpretado por Pitty de Menezes.

**A escola volta a desfilar na Marquês de Sapucaí na madrugada deste domingo (26)**, fechando o Desfile das Campeãs, que começa na noite de sábado (25). Antes passarão pela avenida a Grande Rio, campeã de 2022 e que teve 268,6 pontos este ano, ficando em sexto; Mangueira, a quinta, com 269,1; Beija-Flor, quarta, com 269,2; Vila Isabel, terceira colocada, com 269,3; e a vice-campeã Viradouro, com 269,7 pontos.

No lado contrário da classificação, **a Mocidade Independente de Padre Miguel conseguiu manter-se no Grupo Especial**, superando o **Império Serrano**, que, com 265,6 pontos, volta à Série Ouro em 2024, mesmo trazendo para a Marquês de Sapucaí uma emocionante homenagem a **Arlindo Cruz**.

A campeã da Série Ouro foi a **Unidos do Porto da Pedra**, de São Gonçalo, que volta à elite do samba após 12 anos de afastamento. Com um enredo baseado no livro _A Jangada: 800 léguas pelo Amazonas_, do escritor francês Júlio Verne, **o carnavalesco Mauro Quintaes brilhou no desfile de sábado e conquistou 269,7 pontos**, superando escolas tradicionais, como **União da Ilha**, **São Clemente** e **Estácio de Sá**. Duas escolas foram rebaixadas para a **Série Prata**: **Lins Imperial** e **União de Jacarepaguá**.