A Ilha dos Arvoredos, situada a 1,5 km da Praia de Pernambuco, no Guarujá, litoral de São Paulo, foi considerada um verdadeiro exemplo de turismo sustentável. Com uma área de 36 mil metros quadrados, a ilha recebeu uma certificação global de excelência ambiental, o selo Green Key.
Concedido pela organização não governamental Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca, o selo Green Key é um reconhecimento da dedicação da Ilha dos Arvoredos em promover práticas sustentáveis em suas operações turísticas.
A Ilha do Guarujá é o primeiro atrativo turístico das Américas e do Hemisfério Sul a conquistar esse selo. A conquista é fruto do projeto ‘Mundo Sustentável’, que promove visitas educativas 100% monitoradas.
Durante as visitas, os participantes têm a oportunidade de interagir com educadores ambientais, explorar um centro de pesquisa equipado com ferramentas de ponta e ter contato direto com espécies da fauna e flora nativas. Desde 2021, aproximadamente 2 mil pessoas já tiveram a experiência de visitar a ilha.
Em andamento desde a década de 1960, algumas das ações que acontecem na Ilha dos Arvoredos, são os projetos para instalar as primeiras placas solares da América Latina, gerar energia eólica e aproveitar a água das chuvas.