A semana no mercado financeiro terminou com o Ibovespa registrando o terceiro pregão consecutivo de baixa, mas praticamente estável nesta sexta-feira (15), com recuo de apenas 0,01%, aos 136.340,77 pontos, queda de 15,01 pontos. Apesar disso, o índice acumulou alta semanal de 0,31%, a segunda seguida no azul.
O dólar comercial voltou a cair diante do real, recuando 0,35%, a R$ 5,398, pressionado pelas expectativas de cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed) em setembro. Na semana, a moeda americana também acumulou queda, com os investidores atentos ao simpósio de Jackson Hole, na próxima semana, quando dirigentes do Fed devem sinalizar os próximos passos. O índice DXY, que mede o dólar frente a uma cesta de seis moedas fortes, fechou em alta de 0,41%, a 97,852 pontos, mas recuou 0,33% na semana.
O dia foi relativamente tranquilo nos negócios até o fim da sessão, quando ganhou destaque o encontro entre Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, presidente da Rússia, no Alasca. Os líderes das duas maiores potências nucleares devem discutir temas que vão além da guerra na Ucrânia, que já dura três anos e meio, incluindo questões econômicas, evidenciadas pela presença de ministros das áreas.