Ibovespa cai e dólar recua com incertezas sobre medidas fiscais do governo

Ibovespa fechou o dia com 135.699 pontos, representando uma baixa de 0,30%

O Ibovespa, começou a semana em queda, refletindo o clima de frustração do mercado com os rumos da política econômica do governo. Na segunda-feira (9), o índice fechou em baixa de 0,30%, aos 135.699 pontos, no menor patamar desde o início de maio. Essa foi a quarta queda seguida do índice, que acumula recuo de quase 1% em junho, embora ainda tenha alta de mais de 12% no ano.

O motivo principal da queda foi a reação negativa à reunião realizada no domingo entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e líderes do Congresso. O encontro tinha como objetivo discutir alternativas para aumentar a arrecadação do governo e cumprir as metas fiscais, mas o mercado ficou desapontado com a falta de propostas mais sólidas para cortar gastos. A percepção foi de que o foco ainda está no aumento de impostos, algo que preocupa investidores.

Apesar disso, o dólar comercial encerrou o dia em leve queda de 0,13%, cotado a R$ 5,56, no menor nível desde o início de outubro do ano passado. A moeda norte-americana já acumula queda de quase 10% em 2025.

Além disso, fatores externos também ajudaram a segurar o dólar. A moeda tem recuado globalmente, e o Brasil se beneficia de juros altos, o que atrai investidores estrangeiros interessados em lucrar com a diferença entre os juros daqui e de fora.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 43

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI