A Bolsa brasileira bateu recorde nesta quinta-feira (3), com Ibovespa encerrando o pregão (período de negociação) aos 140.928 pontos, sendo o maior fechamento da história. O avanço da Bolsa acumula alta de quase 3% na semana e mais de 17% no ano.
O dólar teve um dia de oscilações, mas fechou o dia em queda de 0,29%, cotado a R$ 5,4049. Foi o menor nível desde 11 de junho. No acumulado da semana, a moeda americana recua 1,43% e, no ano, já caiu mais de 12%.
O cenário internacional seguiu no radar dos investidores. Um dos principais focos foi a aprovação, pelo Congresso dos Estados Unidos, do megapacote econômico proposto pelo presidente Donald Trump.
A proposta prevê amplos cortes de impostos, aumento nos gastos militares e com imigração, e redução de recursos para programas sociais como o Medicaid. O pacote também inclui incentivos fiscais para gorjetas e horas extras e revoga parte das políticas ambientais criadas durante o governo Biden.
A estimativa é que o pacote adicione US$ 3,3 trilhões à dívida pública americana nos próximos dez anos. Isso aumentou a preocupação com o cenário fiscal dos EUA, o que pode dificultar futuros cortes de juros por parte do banco central americano (Federal Reserve).