O governador Ibaneis Rocha (MDB) trocou o comando da Secretaria de Transporte e Mobilidade nesta sexta-feira (14). A exoneração de Valter Casimiro foi publicada, a pedido, no Diário Oficial (DODF).
Casimiro estava no GDF desde o início do primeiro governo de Ibaneis Rocha, em 2019. Em seu lugar entra o ex-diretor do Metrô-DF, Flávio Murilo Gonçalves Prates de Oliveira.
O agora-ex-secretário teria sido convidado para um cargo no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), onde já ocupou o posto de diretor-geral entre 2015 e 2018, nos governos de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). Valter Casimiro também foi ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil do governo Temer, entre 2018 e 2019.
A exoneração ocorre um dia apos a ida de Casimiro à Câmara Legislativa do Distrito Federal para falar sobre a possibilidade da implantação da tarifa zero para estudantes na capital. Na audiência, defendeu que era “possível” ampliar direitos para os alunos.
A entrada de Flávio Murilo como titular dos Transportes e Mobilidade aumenta os rumores sobre uma possível privatização do metrô de Brasília, tema que enfrenta forte resistência de deputados distritais e dos sindicatos ligados ao sistema.