O governador Ibaneis Rocha (MDB) destacou, nesta terça-feira (19), a necessidade de discutir melhor a sucessão ao Palácio do Buriti com a base aliada, que compreende diversos partidos de direita. A possibilidade de Celina Leão (PP) concorrer ao cargo, segundo Ibaneis, demandará uma análise conjunta com esses parceiros políticos.
“Isso nós temos que discutir também com os políticos da cidade, nós temos pelo menos cinco partidos de direita e temos que avaliar com esses parceiros””, disse.
O titular do Palácio do Buriti foi entrevistado pelo programa CB.Poder, veiculado ao vivo pela TV Brasília. Durante a conversa, o emedebista avaliou positivamente a capacidade da da vice para assumir a cadeira, já que elogiou seu apoio às demandas da cidade e sua postura durante o afastamento do governador no três primeiros meses do ano.
“Como deputada federal, ela apoiou todas as causas da cidade e se qualificou muito no momento do meu afastamento. Mostrou muita fidelidade e respeito pelas decisões a serem tomadas pela cidade”, continuou.
O governador ressaltou a necessidade de adotar medidas impopulares para conter os impactos da redução do ICMS sobre combustíveis e telecomunicações. Em meio a essa discussão, Ibaneis adiantou os planos para o próximo ano, enfatizando a ênfase em obras de infraestrutura e ações sociais.
Durante a entrevista, o governador mencionou os desafios econômicos enfrentados em seu novo mandato, incluindo a redução de R$ 700 milhões na arrecadação. Essa situação levou a ações impopulares, mas Ibaneis demonstrou otimismo para 2024.
“Tivemos grandes realizações, como a entrega do Túnel de Taguatinga, do Viaduto do Sudoeste e outras obras de infraestrutura. Melhoria dos asfaltos da cidade, melhoria dos calçamentos”, destacou.
Em relação aos próximos passos, o governador anunciou um investimento de mais R$ 2 bilhões em infraestrutura para a cidade.
“Isso vai permitir a realização de inúmeras obras, como a terceira faixa em Planaltina, o BRT Norte, a expansão do metrô da Samambaia e a licitação da expansão em Ceilândia. Também teremos a construção de um viaduto importante na região do Jardim Botânico e a previsão de lançar mais um viaduto na região vinda de São Sebastião, solucionando problemas de tráfego”, explicou.