O governador Ibaneis Rocha (MDB) fez um apelo, nesta segunda-feira (17), para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acolha a mensagem encaminhada pelo Executivo local para que a União conceda reajuste para as forças de segurança do Distrito Federal e também volte a equiparar os salários da Polícia Civil com os da Polícia Federal.
“Que o presidente Lula acolha essa mensagem. Assim que for encaminhado ao Congresso, vou procurar todos os deputados e líderes para que nós tenhamos essa aprovação o mais rápido possível”, afirmou o emedebista durante o evento no Palácio do Buriti., onde assinou o documento oficial.
Com a aprovação da proposta, o salário líquido de delegados de classe especial e coronéis passará de R$ 19,5 mil para R$ 26 mil.
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), Enoque Venancio de Freitas, comemorou, decisão do governador e ressaltou a importância da medida para a categoria.
“Hoje é um dia histórico para a Polícia Civil do Distrito Federal. A restauração da nossa paridade com a Polícia Federal representa não apenas um reconhecimento da importância do nosso trabalho, mas também um passo fundamental para fortalecer a instituição e valorizar seus profissionais. Agradeço ao governador Ibaneis Rocha por cumprir sua promessa e encaminhar essa medida tão aguardada, aos secretários Ney Ferraz e Sandro Avelar pelo empenho técnico e institucional, e aos deputados Wellington Luiz e Jane Klebia pelo compromisso e dedicação à nossa causa. Essa conquista é fruto de uma luta incansável do Sinpol-DF e de cada policial civil que nunca desistiu de buscar valorização e justiça. Seguimos vigilantes para garantir que esse avanço se concretize na esfera federal e que a PCDF volte a ser referência para os melhores profissionais da segurança pública”, disse.
O secretário de Economia do DF, Ney Ferraz Júnior, também destacou a relevância da medida para a valorização das forças de segurança. “As mais bem pagas de todo o Brasil. A recomposição que anunciamos hoje é fruto de esforço conjunto de diversas áreas do governo. Nos últimos meses, estivemos sempre de portas abertas para construirmos uma proposta sólida e fundamentada para garantir que essa conquista seja possível“, declarou.