GPS Brasília comscore

Ibaneis Rocha manda prender todos os vândalos que depredaram Brasília

**O governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou às forças de segurança do DF que prendam todos os autores de depredações e atos de vandalismo.** “A ordem é prender”, afirmou o governador ao Estadão/Broadcast. **Na noite desta segunda-feira (12), apoiadores de Jair Bolsonaro queimaram carros e ônibus em Brasília. Os vândalos também espalharam botijões de gás em volta dos veículos pegando fogo.** A série de depredações aconteceu no mesmo dia em que o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como presidente da República eleito para o mandato 2023-2026.

**Os ataques começaram após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pedir a prisão temporária, por dez dias, do líder indígena José Acácio Serere Xavante, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL).** A prisão foi decretada a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), por indícios de crimes de ameaça, perseguição e manifestações antidemocráticas em vários pontos de Brasília, insufladas por Serere Xavante. **Bolsonaristas têm acampado em frente a quartéis e fazendo pedidos por intervenção militar para que Lula não assuma o governo, em protestos antidemocráticos.**

**Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do DF orientou os motoristas a evitarem o centro de Brasília.** “Como medida preventiva, o trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios, na Praça dos Três Poderes e outras vias da região central está restrito até nova mudança de cenário, após avaliação de equipe técnica”, informou a pasta. **O GDF também reforçou a segurança do hotel onde está o presidente eleito.** “As imediações do hotel em que o presidente da República eleito está hospedado têm vigilância reforçada por equipes táticas e pela tropa de choque da Polícia Militar do Distrito Federal”.

**O secretário da Segurança Pública do Distrito Federal, Julio Danilo, ainda não revelou o número de pessoas presas.** Ele afirmou que alguns dos que participaram dos atos de vandalismo estão acampados no QG do Exército. **Segundo ele, por conta disso, será preciso “reavaliar” a permanência do acampamento no local.** Ele admitiu, no entanto, que não tem ingerência sobre a área em frente ao Comando do Exército, por se tratar de região militar.

**A Polícia Federal também publicou nota sobre o caso** e disse que os “distúrbios verificados nas imediações do Edifício-Sede da Polícia Federal estão sendo contidos com o apoio de outras forças de Segurança Pública do Distrito Federal (PMDF, CBMDF e PCDF)”. Ao comentar a prisão determinada por Moraes, a PF declarou que o líder indígena bolsonarista “encontra-se acompanhado de advogados e todas as formalidades relativas à prisão estão sendo adotadas nos termos da legislação, resguardando-se a integridade física e moral do detido”.

**Flávio Dino: Lula não correu perigo**
O senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), futuro ministro da Justiça, e Andrei Passos, chefe da segurança de Lula e futuro chefe da Polícia Federal, vão falar agora pela manhã sobre os ataques da noite de segunda-feira. **Dino se manifestou de madrugada. Segundo ele, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi exposto a riscos durante ato de terrorismo que vandalizaram a região central de Brasília.** “Está em absoluta segurança e assim prosseguirá até a posse e ao pleno exercício de suas funções”, afirmou.

**”Estamos trabalhando há algumas semanas em parceria com o Governo do Distrito Federal e quero agradecer ao governador, que tem mantido contatos diários conosco, visando a garantir a máxima proteção da ordem pública.** O mais importante é que o trabalho conjunto está apto a garantir a segurança do presidente e a ordem pública na capital do País”, garantiu Dino, para quem as respostas do poder público estão sendo adequadas. “A diplomação ocorreu como manda a lei, sem nenhum tipo de obstáculo, sem intercorrência. Lula está apto a exercer seu cargo a partir de 1° de janeiro”, disse.

**Segundo Flávio Dino, Ibaneis Rocha garantiu que a ordem pública na capital do País está preservada.** “O governador garantiu cabalmente que haverá todo o efetivo necessário para que não se repitam essas ocorrências”, disse. O futuro ministro conversou cinco vezes com o governador, mas nenhuma com representantes do atual Ministério da Justiça. “Não há nenhuma hipótese de haver passos atrás na garantia de lei e da ordem pública em razão de violência”, completou.

Flávio Dino declarou que as manifestações golpistas não surtirão efeito. **”Lembremos, hoje (segunda-feira) houve a diplomação do presidente Lula. Nós não podemos achar que há vitória daqueles que querem o caos. O sentido principal da nossa mensagem é essa”**, afirmou. “Há infelizmente pessoas desejando o caos, antidemocráticas, ilegais? Sim, há, mas essas pessoas não venceram e não vencerão amanhã”, completou.

Veja também

A “psicopatia” é frequentemente associada a comportamentos antissociais e violentos, …

A série tem um clima clássico, do detetive particular que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI