GPS Brasília comscore

Ibaneis reafirma combate ao feminicídio durante inauguração de nova SSP-DF

"Nós temos que marcar essa data para que a gente possa virar a página na segurança pública na questão da defesa das mulheres no DF", disse o governador do DF
Inauguração da nova SSP com governador Ibaneis | Foto Renato Alves/Agência Brasília
Inauguração da nova SSP com governador Ibaneis | Foto Renato Alves/Agência Brasília.

Compartilhe:

Durante a cerimônia de inauguração da nova sede da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) nesta terça-feira (15), o governador Ibaneis Rocha (MDB) enfatizou o significado marcante dessa obra como um passo crucial na integração das forças de segurança e seu papel simbólico no combate ao feminicídio e proteção das mulheres. O evento ocorreu um dia após ao velório da policial civil Valdéria da Silva Barbosa, assassinada pelo ex-companheiro.

 

A construção da nova sede, avaliada em R$ 15 milhões, permitirá a consolidação de todos os funcionários da SSP em um único local, abrigando subsecretarias que anteriormente estavam dispersas, gerando economia com aluguel e centralizando as atividades.

 

Para o governador Ibaneis Rocha, o momento é uma oportunidade de virar a página em relação ao feminicídio, através de uma colaboração não só entre as forças de segurança, mas também entre todas as secretarias do governo e a sociedade.

 

“Nós temos que marcar essa data para que a gente possa virar a página na segurança pública na questão da defesa das mulheres no DF. Esse é um compromisso de todos nós, é um compromisso que nós temos que trabalhar com muito fervor”, ressaltou.

 

A nova estrutura tem o objetivo de reunir as operações da Secretaria de Segurança Pública em um ambiente coeso, promovendo eficiência e agilidade nas atividades, além de redução de custos com aluguéis.

 

“Essa obra vai permitir que tenhamos melhores condições de trabalho e tem um lado econômico, onde deixaremos de pagar aluguel. Vamos colocar áreas de logística juntas e trabalhar o princípio da integralidade”, afirmou Sandro Avelar, titular da pasta.

 

A construção está sendo financiada por recursos federais através de emendas parlamentares e distritais, além de operações de crédito entre o governo local e o Banco do Brasil. A nova sede, localizada no Setor de Administração Municipal (SAM), abrigará as dez áreas da SSP-DF que antes estavam dispersas.

 

Atualmente, a Secretaria de Segurança Pública opera em um edifício construído na década de 1970, que não comporta mais a expansão das equipes e serviços. A nova sede, composta por subsolo, térreo, 1º pavimento e 2º pavimento, terá uma área total construída de 4.812,61 m².