GPS Brasília comscore

Ibaneis, presidentes de partidos e parlamentares vão a Lira em defesa do FCDF

Grupo também teve encontros com outros líderes nacionais para evitar cortes propostos pela União

Acompanhado por presidentes de partidos e deputados federais e senadores eleitos pelo DF, o governador Ibaneis Rocha visitou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e diversos parlamentares, na tarde desta quarta-feira (4), em busca de apoio para evitar que o corte de gastos anunciado pelo governo federal atinja os repasses do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). Segundo Lira, o Projeto de Lei (PL) 4.614/2024 deve ser votado em regime de urgência ainda nesta quarta.

Nos encontros, Ibaneis Rocha reforçou que o FCDF é vital para a saúde, segurança e educação da capital. “O tema atinge a todos, sem coloração partidária. O presidente nos fez as colocações no sentido da tramitação do projeto de lei. Ele tem a intenção de votar a urgência, até para que possa indicar o relator. Nos disse que vai indicar um relator que tenha conhecimento de questões orçamentárias e para nós isso é importante, porque temos como demonstrar a uma pessoa que tem esse entendimento quais os impactos disso na vida da população brasiliense e também de todos aqueles que procuram a nossa capital. Existe uma consciência coletiva de que não existe capital da República se não tiver financiamento da União”, pontuou.

O chefe do Executivo do DF relatou ter reforçado ao presidente da Câmara as diferenças entre o FCDF e os Fundos de Desenvolvimento Regional.

“São coisas que não podem ser comparadas e fiz questão de explicar isso ao presidente Arthur Lira, porque o Fundo Constitucional é de custeio, enquanto os demais, importantes para o País, são de desenvolvimento e de investimento. No nosso caso, temos um fundo que está estritamente vinculado à questão da segurança da capital da República, investimentos na área de saúde e educação. Então só posso mexer nesse dinheiro dessa maneira. Tive a oportunidade de explicar também, com o apoio de todas as bancadas, que a utilização desse fundo tem sido feita com muita responsabilidade ao longo desses últimos anos. Quem analisar a execução do Fundo vai ver que não peguei esse dinheiro e saí distribuindo reajustes para todo mundo. Tudo foi feito com muita negociação.”

O governador também ressaltou que o FCDF é usado para garantir a segurança no Distrito Federal. Ele citou como exemplo a declaração do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, de que, em Brasília, ele tem vida tranquila e pode andar nas ruas. “Nós conseguimos afastar o crime organizado da capital da República. Graças a Deus, o monitoramento feito pela Polícia Civil e o trabalho da Polícia Militar têm nos ajudado nesse sentido, e nós temos que ter a proteção da cidade como um todo. Tem que ter a compreensão de todos os brasileiros que prejudicar o Distrito Federal é prejudicar o país. E o reflexo dessa alteração do fundo vai trazer o engessamento dessas áreas prioritárias, em especial a questão da segurança”, apontou.

Participaram da reunião com Arthur Lira presidente locais de siglas, como a vice-governadora Celina Leão (Progressistas), o presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz (que preside o MDB-DF), Manoel Arruda (União Brasil), Wanderley Tavares (Republicanos), Paulo Octávio (PSD) e a deputada federal Bia Kicis (PL). Também estiveram presentes os senadores Izalci Lucas (PL-DF), Damares Alves (Republicanos-DF) e Leila Barros (PDT-DF), e toda a bancada brasiliense na Câmara – integrada ainda pelos deputados Rafael Prudente (MDB), Fred Linhares (Republicanos), Gilvan Máximo (Republicanos), Julio Cesar (Republicanos), Alberto Fraga (PL), Erika Kokay (PT) e Reginaldo Veras (PDT) -, além da deputada Antônia Lúcia (Republicanos-AC) e do deputado distrital Eduardo Pedrosa (União).

Ibaneis FCDF Marcos Pereira

O grupo esteve com Marcos Pereira e o futuro presidente da Câmara, Hugo Motta. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Após a reunião com Lira, Ibaneis Rocha encontrou-se com o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, e com o deputado federal Hugo Motta, do mesmo partido, para detalhar como o GDF investe os recursos do FCDF e também a política de impostos no DF. O governador do DF também conversou com o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi.

Fundo Constitucional
Previsto na Constituição Federal de 1988, o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) é um mecanismo financeiro para arcar com áreas essenciais para o funcionamento da capital. Os recursos são usados para custear a organização e a manutenção da Polícia Civil, da Polícia Penal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, bem como assistência financeira para execução de serviços públicos de saúde e educação.

Na semana passada, a União divulgou um pacote que prevê uma série de medidas para reduzir os custos federais em R$ 70 bilhões em dois anos. Entre os pontos está a alteração da cláusula de reajuste do Fundo Constitucional. O Ministério da Fazenda quer alterar a correção do Fundo Constitucional.

Atualmente, a variação segue a Receita Corrente Líquida (RCL) da União. A proposta do governo federal é que o repasse seja vinculado ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador da inflação do País, o que pode representar uma perda bilionária para a capital.

Pela manhã, Ibaneis Rocha fez críticas contundentes ao governo federal durante o Fórum Brasil | Transição Energética, realizado em Brasília pelo Lide Brasil e Lide Brasília. Embora o tema central do evento fosse a transição energética, Ibaneis usou a oportunidade para defender o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) e alertar sobre os riscos das mudanças propostas pela União.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.