O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou nesta segunda-feira (25) que cogita recorrer ao governo federal para pedir apoio na equiparação salarial da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) com a carreira da Polícia Federal. A declaração ocorreu durante a entrega da nova sede da 10ª Delegacia de Polícia, no Lago Sul.
Na ocasião, Ibaneis lembrou do encontro entre o presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Wellington Luiz (MDB), e o ex-ministro José Dirceu para contar com a experiência política e proximidade histórica do petista com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas articulações que envolvem o reajuste.
“Wellington, quando você me ligou dizendo que precisava se reunir com a esquerda, eu disse: ‘Vá, leve a nossa turma, e que dê certo’. Minha torcida é pelo sucesso. Se for necessário vou até pedir apoio ao presidente Lula, mas para beneficiar nossas forças de segurança, contem comigo”, disse o governador.
Gratificação indenizatória
Segundo o chefe do Executivo, o Governo do DF (GDF) irá encaminha ainda nesta semana a equiparação da gratificação indenizatória da Polícia Militar do DF e o Corpo de Bombeiros Militar do DF, nos moldes da PCDF.
“Já acertamos hoje com o Gustavo: vamos encaminhar a equiparação da gratificação indenizatória paga a policiais militares e bombeiros, como já ocorre na Polícia Civil”, explicou. “Estamos elaborando o projeto de lei e a intenção é enviar ainda hoje, ou no máximo amanhã, para a Câmara Legislativa.”
Durante a agenda, Ibaneis ressaltou a importância de manter a qualidade de vida dos servidores das forças de segurança do DF. “Temos uma Polícia Militar considerada a melhor do Brasil, um Corpo de Bombeiros qualificado, a Polícia Civil fortalecida, além do Detran e da Polícia Penal. Juntos, todos demonstram nosso compromisso”.
“Esse ambiente de paz precisa continuar, porque é isso que a sociedade espera de nós: que transfiramos tranquilidade para as famílias. Governar é isso — dar paz a mais de 3 milhões de pessoas que vivem em Brasília ou vêm do entorno trabalhar”, completou.