O **governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pediu “desculpas” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)** e aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e do Supremo, ministra Rosa Weber.
“_Quero me dirigir aqui primeiramente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para pedir desculpas pelo que aconteceu hoje na nossa cidade. à presidente do Supremo Tribunal Federal, ao meu querido amigo Arthur Lira, ao meu amigo Rodrigo Pacheco, todos da minha origem democrática, todos sabem do meu trabalho na Ordem dos Advogados do Brasil e na defesa da democracia do nosso país_”, disse.
O governador frisou que irá exigir a responsabilização dos terroristas.
“O que aconteceu hoje na nossa cidade foi simplesmente inaceitável. Nós vínhamos monitorando desde a tarde de ontem todos esses movimentos que estavam chegando no DF e não acreditávamos que as manifestações tomariam as proporções que tomaram. São uns verdadeiros vândalos. Terão de mim o efetivo combate para que sejam punidos”, continuou.
Mais cedo, Lula decretou a intervenção da segurança do Distrito Federal. O presidente também pediu ajuda aos governos de Minas Gerais, Bahia e Goiás para o envio de contingentes policiais para Brasília.
Em discurso, Lula afirmou que a PMDF foi omissa, incompetente ou teve má-fé ao não conter os protestos criminosos.