O governador Ibaneis Rocha (MDB) parabenizou, na noite desta quarta-feira (13), a aprovação pelo Senado Federal de Flávio Dino para a cadeira no Supremo Tribunal Federal. O emedebista também elogiou a escolha de Paulo Gonet para ocupar o principal cargo na Procuradoria-Geral da República (PGR).
Embora seja oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ibaneis já havia demonstrado concordar com as escolhas feitas pelo titular do Palácio do Planalto para os dois importantes cargos.
“Meus parabéns a @FlavioDino, novo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e a Paulo Gonet, pela nomeação como procurador-geral da República (PGR).Tenho certeza de que a trajetória, a experiência e a competência de cada um serão fundamentais para fortalecer a justiça em nosso país. Desejo muito sucesso nas novas jornadas”, disse.
Meus parabéns a @FlavioDino, novo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e a Paulo Gonet, pela nomeação como Procurador-Geral da República (PGR).
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) December 14, 2023
Aprovação
Mais cedo, por uma margem de 47 votos a 31, o nome de Flávio Dino foi aprovado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A aprovação sucede o aval concedido pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde Dino passou por uma extensa sabatina de 11 horas. Ele assume a vaga que foi deixada pela ministra aposentada Rosa Weber, em setembro passado.
Dino precisava de 41 votos para ser confirmado no cargo, mas a base governista conseguiu emplacar o indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Suprema Corte. Com isso, o novo ministro deve ocupar a cadeira por pelo menos 20 anos.
Durante a sabatina na CCJ, Dino respondeu a uma série de questionamentos, abordando temas como imparcialidade do STF, urnas eletrônicas, sua atuação como ministro da Justiça, investigações sobre eventos do 8 de janeiro, entre outros.