O governador **Ibaneis Rocha (MDB) garantiu, nesta terça-feira (27), que o Distrito Federal disponibilizará todo o efetivo policial para garantir a segurança da população no dia da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)**.
Durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti, o titular do Governo do Distrito Federa l **afirmou que o sistema de inteligência está monitorando todo e qualquer movimento terrorista que possa estar sendo organizado**.
Segundo Ibaneis, **as forças de segurança da capital federal estarão integradas para evitar novos atendados**, como a onda de violência que foi registrada no centro de Brasília, com veículos incendiados, e também novas tentativas de atendado. Policiais civis também estão infiltrados em movimentos radicais.
“_[Nós] temos um grande sistema de inteligência, que é voltado aos grandes eventos. Para todos aqueles que estejam pensando em algo parecido podem ter certeza que será repreendido_”, declarou.
O governador se referia às recentes ocorrências ligadas a grupos extremistas que defendem a permanência de Jair Bolsonaro (PL) no Palácio do Planalto, mesmo tendo sido derrotado nas urnas.
Presentes na reunião com o governador, os futuros ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Múcio Monteiro, também falaram sobre a desmobilização do acampamento montado em frente ao Quartel General, no Setor Militar Urbano.
“_A desmobilização dos acampamentos, quanto mais se der de modo pactuado, melhor. Essa foi uma opção do presidente Lula nesse momento. É claro que, se não houver com essa providência, outras serão tomadas_”, afirmou Dino.
De acordo com Ibaneis, cerca de 40 barracas já foram retiradas do local e novas operações ocorrerão até o dia 31 de dezembro.
“Temos consciência de que o Exército vem cuidando disso diariamente desmontando parte dos acampamentos para trazer um movimento de mais tranquilidade, não só para a posse, mas para os próximo quatro anos. Não consideramos como movimento legítimo o que vem acontecendo. Queremos ter a pacificação da nossa cidade e do nosso país”, frisou.