GPS Brasília comscore

Ibaneis envia missão humanitária em apoio ao RS

Equipe se desloca para auxiliar na prevenção e resgate de vítimas das catástrofes climáticas
O governador Ibaneis Rocha prestigiou a palestra do secretário de Economia, Ney Ferraz, aos membros do Lide Brasília
Ibaneis Rocha | Foto: Celso Júnior/Divulgação

Compartilhe:

O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu enviar uma missão humanitária em apoio à população do Rio Grande do Sul. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) mobilizou militares do Corpo de Bombeiros (CBMDF) e agentes da Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Sudec) para colaborar com as missões de prevenção, busca, salvamento e resgate de vítimas que enfrentam os impactos das catástrofes climáticas no estado sulista.

Para essa missão, foram deslocados 14 bombeiros, dois agentes da Sudec, cães de busca, viaturas e embarcações. Todo o aparato estará disponível até o dia 16, com equipamentos específicos como viaturas tipo constam uma viatura tipo auto serviços gerais (ASG), uma viatura tipo auto rápido florestal (ARF), uma viatura tipo auto busca e resgate com cães (ABRC), uma viatura tipo auto caminhão (AC), duas embarcações tipo escaler e dois motores de popa, além de equipamentos de busca terrestre e aquática.  A Defesa Civil também está contribuindo com duas aeronaves remotamente pilotadas.

O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, destacou a competência da equipe selecionada: “Sensibilizado com a situação, o governador Ibaneis Rocha determinou que enviássemos nossos melhores especialistas em busca e salvamento. O Corpo de Bombeiros do DF e a Defesa Civil do DF são referências nacionais. Temos orgulho da atuação de vocês e queremos desejar muita boa sorte para que possamos ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul, que estão passando por um momento tão difícil”, declarou.

Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Sandro Gomes, ressaltou a experiência dos militares selecionados para a missão, lembrando de operações anteriores no Haiti e em Brumadinho. Ele enfatizou que a equipe estará devidamente equipada, inclusive com um caminhão com gerador de energia elétrica, para garantir a autonomia e eficiência no desempenho das missões de resgate. A operação terá foco no deslocamento terrestre de militares e equipamentos para auxiliar nas ações de prevenção, busca, salvamento e resgate das vítimas das fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul.

Com Agência Brasília