O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou, na manhã deste sábado (9), mais 704 unidades habitacionais no Itapoã Parque, beneficiando cerca de 2,8 mil pessoas. Com essa nova etapa concluída, o empreendimento soma 6.912 apartamentos entregues, de um total previsto de 12.112, consolidando-se como o maior complexo habitacional do Distrito Federal.
“É o maior condomínio que está sendo construído no País. É um bairro que vem com uma filosofia bastante diferenciada, que é a filosofia que eu tenho trazido para todos esses empreendimentos. Aqui, nós já temos escola funcionando, já temos Cras funcionando e vamos lançar agora, também, creche e UBS [Unidade Básica de Saúde]; temos mais uma escola que está em construção e deve ficar pronta até o final deste ano”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.
Durante o evento, o chefe do Executivo também anunciou a duplicação da via que liga o Itapoã Parque ao viaduto do Itapoã/Paranoá, até o balão da Rota do Cavalo. A obra terá aproximadamente 3,5 km de extensão e investimento estimado em R$ 7 milhões, sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). A iniciativa integra os esforços do GDF devido ao crescimento populacional acelerado.

Cada condomínio dispõe de área comum com parque infantil, espaço fitness e churrasqueira, além de guarita na entrada e estacionamento | Foto: Matheus H. Souza/ Agência Brasília
Os imóveis são resultado de uma parceria entre o GDF, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), e a construtora JC Gontijo. As unidades são destinadas a famílias com renda entre R$ 1.800,01 e 12 salários mínimos.
“A entrega desses apartamentos representa a realização do sonho da casa própria. É o compromisso da nossa gestão para que a população tenha moradias dignas, em regiões com infraestrutura e equipamentos públicos com serviços essenciais. Nós trabalhamos para cuidar de forma integral das pessoas, levando qualidade de vida para todo o DF”, destacou a vice-governadora Celina Leão.
O presidente da Codhab, Marcelo Fagundes, reforçou o impacto social do projeto. “A casa própria retoma a autoestima das pessoas que precisavam das unidades, e que nunca tiveram um imóvel próprio nas suas vidas. Isso é uma transformação”.
“É uma mudança, são pessoas que não teriam condições de adquirir o imóvel. Numa pesquisa que nós fizemos na Codhab, 70% daqueles que recebiam até cinco salários mínimos desistiam no momento do pagamento da entrada. Então, é 70% do público que agora está sendo incluso na política nacional, graças ao Cheque Moradia”, comemorou.
Cada condomínio do Itapoã Parque conta com área comum equipada com parque infantil, espaço fitness, churrasqueira, estacionamento interno e guarita de segurança.