O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), confirmou nesta sexta-feira (14) que encaminhará uma mensagem solicitando o reajuste para as forças de segurança da capital para o Palácio do Planalto. O anúncio foi feito durante a inauguração da Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português Escrito do Plano Piloto.
“Conseguimos fechar um acordo com os sindicatos e, na segunda-feira, vamos fazer o anúncio do reajuste das forças de segurança do DF, tão esperado por todas elas”, declarou Ibaneis durante o evento.
A equiparação salarial com a Polícia Federal é uma reivindicação histórica da PCDF. Segundo o Sinpol-DF, a proposta é resultado de uma “luta incansável” conduzida pelos sindicatos da categoria, com apoio do presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Wellington Luiz (MDB), da deputada distrital Jane Klébia (MDB) e do coordenador da Bancada do DF no Congresso Nacional, deputado federal Rafael Prudente (MDB).
A entidade também ressaltou o papel fundamental do governador Ibaneis Rocha e dos secretários de Segurança Pública, Sandro Avelar, e de Economia, Ney Ferraz, além da direção da PCDF na viabilização do reajuste.
“Hoje é um dia histórico para todos nós servidores da Segurança Pública do Distrito Federal, em especial nossos policiais civis. Agradeço ao nosso governador Ibaneis Rocha, a quem eu agradeço pelo carinho, agradeço pela dedicação e pela sensibilidade de reconhecer os nossos direitos. Direitos esses que foram esquecidos no passado e que agora ele se restabelece“, destacou o presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz.
Ver essa foto no Instagram
Após o encaminhamento oficial do ofício pelo Governo do DF, caberá à Presidência da República enviar um Projeto de Lei (PL) ou uma Medida Provisória (MP) ao Congresso Nacional para viabilizar o reajuste. Em seguida, a proposta será analisada e votada pelos parlamentares.
“Foram meses de articulação política, superação de desafios e um intenso trabalho de convencimento, sempre conduzido com responsabilidade e seriedade”, destacou o Sinpol-DF em nota.
O Sinpol-DF e outras entidades representativas reafirmaram que seguirão mobilizados para garantir a aprovação do reajuste. “Seguiremos contando com o apoio dos parlamentares da Bancada do DF, que têm demonstrado total apoio à nossa luta, para garantir a concretização deste pleito“, enfatizou o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas.
Segundo o governador, o secretário de Economia, Ney Ferraz, teve papel fundamental no processo. “Tem trabalhado duro para que tenhamos os recursos necessários para atender a população do DF“, destacou Ibaneis.