Buscando proporcionar um dia de lazer e descanso para os servidores, o governador Ibaneis Rocha anunciou, nesta terça-feira (1º), que o dia 17 de abril será considerado ponto facultativo para a administração pública direta e indireta do Distrito Federal. A medida também inclui a implementação da gratuidade no transporte público e em locais de lazer, como o Jardim Botânico e o Zoológico, por meio dos programas “Vai de Graça” e “Lazer Para Todos”, respectivamente.
“As festividades do aniversário de 65 anos de Brasília terão início na quinta-feira, por isso estabelecemos a gratuidade no transporte e no Zoológico e Jardim Botânico para que as famílias possam aproveitar juntas as opções de lazer na nossa cidade; além disso, essa medida tem um impacto positivo na economia”, enfatizou o governador.
Para garantir a continuidade de serviços fundamentais à população, o decreto nº 47.035/2025, publicado no Diário Oficial do DF, detalha que as medidas não se aplicam a setores essenciais, como saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária, assistência social, entre outros. Estes serviços permanecerão em funcionamento regular, seguindo as orientações das respectivas chefias,