O governador do DF, Ibaneis Rocha, decidiu, nesta terça-feira (3), dar o nome de “Rei Pelé” ao Túnel de Taguatinga. A escolha foi feita no mesmo dia do velório de Pelé, em Santos. A obra deve ser inaugurada no próximo mês e é fundamental para desafogar o trânsito na região, sendo muito aguardada por comerciantes e moradores .
A Secretaria de Obras e Infraestrutura prevê que, com o túnel, as retenções ocasionadas pelos sinais do centro de Taguatinga vão acabar. Além disso, o trânsito local, por onde trafegam cerca de 25 mil motoristas diariamente, será desafogado, com a redução de 25 minutos no tempo de deslocamento dos motoristas que passam pela região.
A construção do Túnel de Taguatinga tem investimento total de R$ 275 milhões. Esta semana, as escadas de emergência dojá começaram a ser concretadas. A construção dos três acessos, usados para evacuar a passagem subterrânea em caso de incêndio, foi iniciada na primeira semana de dezembro, com a montagem da armação. Passado menos de um mês, metade do serviço já está pronta.
Os trabalhos começaram pela escada central, que sairá da sala de comando do túnel e levará até a Avenida Comercial. No lado norte do túnel, onde os veículos vão transitar no sentido Estrada Parque Taguatinga (EPTG)-Avenida Elmo Serejo, ficará a maior das três escadas. A escada localizada na metade sul do Túnel de Taguatinga será a última a ser construída. **(com Agência Brasília)**