GPS Brasília comscore

Com aumento de casos, Ibaneis cria Subsecretaria de Saúde Mental para priorizar atendimento psicológico no DF

Novo órgão visa ampliar ações durante o Janeiro Branco, conscientizando sobre atenção aos transtornos mentais

O governador Ibaneis Rocha (MDB) autorizou nesta terça-feira (14) a criação da Subsecretaria de Saúde Mental, vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em um movimento estratégico para reforçar o suporte a transtornos mentais.

A nova estrutura será liderada pela servidora Fernanda Figueiredo Falcomer e é um marco significativo no mês do Janeiro Branco, dedicado à conscientização sobre a saúde mental.

A decisão também trouxe a nomeação de 20 médicos psiquiatras e a realocação de outros profissionais de saúde para compor a equipe da subsecretaria.

“Estamos enfrentando um aumento expressivo nos casos psicológicos e psiquiátricos no DF. Com essa subsecretaria, esperamos melhorar a situação e aliviar o sofrimento de muitas famílias”, destacou o governador.

O organograma da nova subsecretaria inclui a Diretoria de Atenção Psicossocial, a Gerência de Serviços de Atenção Psicossocial, e a Gerência de Desinstitucionalização, além de outras unidades focadas na normatização e organização dos serviços de saúde mental.

A campanha Janeiro Branco visa sensibilizar a população sobre a importância de cuidados com a saúde mental, abordando transtornos como ansiedade e depressão.

Assim como as doenças físicas, essas condições requerem tratamento adequado e acompanhamento de profissionais especializados.

A demanda por atendimento na área tem crescido, com registros de 281,5 mil atendimentos em 2023, e um aumento para 303,5 mil de janeiro a outubro de 2024.

Para atender a essa demanda, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) ampliou a carga horária de 39 profissionais nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), adicionando quase 800 horas semanais de atendimento.

Em 2023, o governo local inaugurou o Serviço Residencial Terapêutico (SRT), oferecendo uma opção de moradia para pacientes de longa permanência em hospitais psiquiátricos, promovendo autonomia e reintegração social.

A meta é expandir o número de Caps de 18 para 23 nos próximos anos, com duas novas unidades já licitadas no Recanto das Emas e Gama, previstas para inauguração em 2026, funcionando 24 horas.

 

Veja também

Essa é uma discussão que não se esgota. Particularmente, guardo esse …

As grandes celebrações de fim de ano contam com muitos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI