O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, na noite de segunda-feira (12), que o novo Jardim Burle Marx será inaugurado nos próximos dias na área central de Brasília.
A declaração foi dada no Restaurante Mezanino, na Torre de TV, durante a festa de lançamento do novo portal GPS|Brasília e da 37ª edição da revista do grupo de comunicação brasiliense, que tem como capa o presidente do BRB, em celebração aos 57 anos da instituição financeira.
Segundo Ibaneis, o Autódromo Internacional de Brasília também está próximo de ser reinaugurado, após o BRB ter incluído o local, assim como a Torre de TV e o Teatro Nacional, no pacote de pontos turísticos que estavam fechados para a visitação e que serão devolvidos aos moradores do DF e turistas.
“Nós vamos marcar pra próxima semana, fazer uma grande inauguração [do Jardim Burle Marx], contando com a presença de todos vocês. Eu tenho certeza que será maravilhoso e em breve nós vamos inaugurao o autódromo do Distrito Federal. Também era uma outra coisa que estava fechada há muitos anos e que o BRB está lá, trabalhando de forma consciente, firme para devolver à cidade esse ambiente público maravilhoso”, disse o governador aos convidados.
Segundo o governador, o projeto está localizado entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Torre de TV, no centro de Brasília, e contou com investimento de cerca de R$ 20 milhões. A obra foi idealizada por Roberto Burle Marx, arquiteto e paisagista famoso por embelezar a capital., e executado pelo banco regional.
A ideia, de acordo com o GDF, é que o local integre a paisagem “de um grande corredor cultural no coração da capital, por onde passam anualmente cerca de 12 mil visitantes”. O jardim foi idealizado por Burle Marx, a convite de Lucio Costa, e vai contar com espelhos d’água, caminhos arborizados, cascata e show de luzes, complementando uma paisagem que torna o centro da cidade ainda mais especial. A obra é de responsabilidade do Banco de Brasília (BRB).
“Nosso objetivo é promover a integração de todos os espaços do Complexo da Torre e entregar esse grande corredor cultural à população, reforçando nosso papel de banco público que trabalha para promover a transformação por meio da geração de emprego e renda”, diz o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Conheça o projeto
Ver essa foto no Instagram