Humberto Campana é um dos grandes nomes do design brasileiro, conhecido no mundo inteiro pela sua parceria com o irmão Fernando. Formado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, trabalhou como advogado, mas o chamado da arte foi mais forte. Humberto largou tudo e se mudou para Ilhéus, na Bahia, onde aprendeu a fazer molduras de mosaicos e espelhos com conchas e terracota.
Em 1979, ao retornar a São Paulo, o artista continuou com o artesanato e começou a frequentar cursos de escultura e metal em argila e de joalheria. A carreira dos irmãos juntos começou de forma despretensiosa, um pedido de ajuda de Humberto para fazer algumas entregas de pedidos de Natal. A partir daí, o trabalho dos irmãos Campana tomou rumos de sucesso.
Com obras icônicas que ressignificam objetos, pelo viés de sustentabilidade, como poltrona com ursos de pelúcia e a Cadeira Vermelha, a dupla ganhou diversos prêmios internacionais. Os Campana são uns dos poucos profissionais brasileiros com peças no acervo do MoMA, em Nova Iorque.
De volta às raízes, Humberto inaugura o Parque Campana, em Brotas, em São Paulo, onde nasceu há 70 anos. O projeto a céu aberto pensado com o seu irmão representa uma homenagem a sua infância, e teve que ser concluído sozinho após a morte de Fernando em 2022.
O parque fica entre o Cerrado e a Mata Atlântica, onde Fernando construiu uma casa. Um dos objetivos do projeto era preservar o local e aumentar a conscientização ambiental dos moradores.
O parque começou com uma torre de observação das estrelas, com 12 metros de altura, onde eles iam todos os das para ver os pássaros, que se tornou um altar para o irmão.
A visita é uma verdadeira imersão na natureza. No arredores, é possível encontrar muitas espécies de animais, como siriemas, tucanos e macacos.
Com inspiração na Toscana, na Itália, oito dos doze pavilhões já foram construídos, incluindo um espaço de contemplação do silêncio. Já um outro pavilhão contém areia para andar descalço e um lago para refrescar os pés.
O projeto completo prevê ainda restaurante, oficina, visitas guiadas e um museu com o acervo das criações dos Irmãos Campana. No momento, Humberto busca investidores e ainda não há previsão de conclusão das obras.