Categories: República

Humanidade dará “primeiro passo” para retorno à Lua

Após obter autorização da equipe de engenheiros, a **missão Artemis I** encontra-se em contagem regressiva com o objetivo de possibilitar “_mais um importante passo da humanidade_” no desafio de retornar com um **voo tripulado à Lua**.

**A expectativa é de que o foguete Space Launch System (SLS) comece a ser acionado às 3h04 desta quarta-feira (16)**, no horário de Brasília e, integrado à espaçonave não tripulada Orion – e aos sistemas terrestres no Centro Espacial Kennedy da Nasa – inicie o voo a partir da Flórida. O lançamento terá uma janela de duas horas para ter início.

Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, a primeira missão da Artemis “_abrirá o caminho para um voo de teste tripulado e futura exploração lunar humana_” e, posteriormente, para um desafio ainda maior: o primeiro voo tripulado a Marte. A cobertura ao vivo de briefings e eventos relativos à missão será transmitida na Nasa Television, no aplicativo da Nasa e no site da agência.

**[Veja aqui a cobertura ao vivo do lançamento da Artemis I](https://www.nasa.gov/live)**

**Terceira tentativa**

Esta será a **terceira tentativa de lançamento** da missão. A primeira, em 29 de agosto, foi adiada após a constatação de defeito em um sensor de temperatura. O outro adiamento foi em 4 de setembro, ao ser identificado um vazamento de hidrogênio líquido em uma interface entre o foguete e o lançador móvel.

A Nasa chegou a cogitar um lançamento no dia 12. No entanto, problemas causados pelo **Furacão Nicole** em uma vedação – entre uma ogiva do sistema de aborto de lançamento e um adaptador do módulo da tripulação – fez com que a partida fosse novamente adiada antes mesmo de a contagem regressiva ser iniciada.

O programa prevê missões não tripuladas e tripuladas nos próximos anos. A iniciativa está sendo implementada em um período de **grandes avanços na exploração do espaço**, marcado pela descoberta de moléculas de água em solo lunar e por missões tecnológicas para o planeta Marte.

A primeira viagem não tripulada da Artemis I marca uma série de testes na órbita da Lua, tanto em relação aos equipamentos quanto à **cápsula Orion, que deve levar até quatro astronautas na segunda etapa da missão, prevista para ocorrer até 2026**.

A missão pretende ampliar a atuação no sistema solar, de forma a **construir uma base lunar permanente, sustentável e fazer com que a Lua seja um ponto de apoio para projetos em Marte**.

O voo de volta à Lua, organizado pela Nasa em **parceria com 21 países, entre os quais, o Brasil**, representa o retorno ao satélite 50 anos após a última viagem tripulada, em 1972, com a Missão Apollo.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Share
Published by
Redação GPS

Posts Recentes

Caetano Veloso e Maria Bethânia dão um gostinho da turnê com vídeo de ensaio

Irmãos celebram reencontro musical após 45 anos e mantêm mistério sobre o repertório da turnê

30 minutos ago

Vini Jr. faz pegadinha para anunciar que ganhará estátua de cera no Madame Tussauds

Astro do futebol mundial surpreende fãs no famoso museu de Nova York com anúncio criativo

1 hora ago

Moraes proíbe contato entre Ramagem e Bolsonaro

O candidato também foi proibido de contatar Valdemar Costa Neto, líder nacional de seu partido

1 hora ago

PCDF fecha primeiro semestre com 64% de casos elucidados

Alguns crimes como latrocínio e roubos a postos de combustíveis, tiveram uma resolução de 100%

2 horas ago

Trump é nomeado candidato republicano sem discursar e com curativo na orelha

Foi a primeira aparição do ex-presidente em público após o atentado

2 horas ago

Chef brasileiro premiado em Portugal vem a Brasília para “Tour Pizzaiolo” exclusivo

Jaqueson Dichoff ficou em 1º lugar na categoria Port Wine do World Stars Pizza &…

2 horas ago