O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza no próximo sábado (5) um mutirão de cirurgias e exames com o objetivo de reduzir a fila de espera na rede pública de saúde do Distrito Federal.
A ação faz parte do programa “Ebserh em Ação”, que ocorre em hospitais universitários federais de todo o país. Em Brasília, a mobilização começa às 9h, com cerca de 60 procedimentos previstos nas áreas de mastologia, coloproctologia, ecodoppler, além de cirurgias oftalmológicas e vasculares.
O mutirão está alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo governo federal em parceria com o Ministério da Saúde. A iniciativa busca ampliar o acesso da população a cirurgias eletivas, exames e consultas especializadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a Ebserh, ao longo de 2025 já foram realizados 166 mutirões em todo o país. Para este sábado, estão previstos 7.811 atendimentos distribuídos entre 1.037 cirurgias, 1.218 consultas e 5.556 exames, em especialidades como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher.
A unidade é uma das 45 administradas pela Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com foco em assistência, ensino e pesquisa.