Segundo ranking produzido pela empresa Kayak, metabuscador de viagens, preferência por hotéis supera em mais de 3 vezes outros tipos de hospedagem, não só nacionais como internacionais. Divulgado no final do mês de junho de 2023, a empresa norte-americana faz um levantamento de uma série de dados a respeito do comportamento dos viajantes e suas tendências para o ano vigente.
Dentre a variedade de dados importantes mostrados, a preferência por cada tipo de estadia, não apenas no mercado interno, como também no externo, chama a atenção. Segundo o Kayak, a diferença entre a preferência por cada tipo de estadia, entre o primeiro e o segundo colocado, em ambos os casos, aluguéis por temporada, varia entre 3, para viagens nacionais, a 6.7 vezes mais para viagens externas.
Para além desses que foram citados acima, o estudo ainda cita alguns outros tipos como, pousada (15,4%), hostel (2.2%), resort (1.9%), outros (0.9%). Nesse caso, as posições se dão através do ranking onde é feito uma média entre os dados nacionais e internacionais.
Para Lucas Pinheiro, recepcionista do Esmeralda Praia Hotel, localizado na Praia de Ponta Negra em Natal-RN, “a tendência crescente pela escolha de hotéis, conforme indicado pelo ranking da Kayak, ressalta a importância da constância e da confiabilidade que essa modalidade de hospedagem oferece aos viajantes, tanto no cenário nacional quanto internacional”.