Considerado o maior parque tecnológico da saúde robótica do Centro-Oeste, o Centro de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Lúcia Sul, na Asa Sul, adquiriu este mês mais uma tecnologia de ponta para trazer mas qualidade no tratamento de seus pacientes. Agora, o espaço conta com o Cirq Robotic Alignment Module, mais conhecido por Cirq®.
É um novo robô que trata, especificamente, patologias da coluna vertebral como hérnia de disco, artrose, deformidades, fraturas, tumores, escolioses e cirurgias minimamente invasivas. A tecnologia de ponta melhora a estabilidade e a precisão dos movimentos cirúrgicos, além de reduzir a taxa de complicações durante a implementação de, por exemplo, implantes ortopédicos na coluna vertebral do paciente.
“É o único modelo mais avançado disponível no Brasil e estará no Hospital Santa Lúcia, que é pioneiro na técnica e aquisição do braço robótico para cirurgia de coluna no país”, afirma a médica especialista em cirurgia minimamente invasiva da coluna, do Hospital Santa Lúcia, Dra. Luciana Ferrer.
A tecnologia já está em uso e garante mais segurança às cirurgias, também, por conta dos profissionais que a utiliza. Além da Dra. Luciana, o Santa Lúcia conta com os médicos Dr. Luciano Ferrer e Dr. Rodrigo Lima, responsáveis por realizar a primeira cirurgia robotizada navegada minimamente invasiva da América Latina.
O procedimento foi realizado no Santa Lúcia Sul em 11 de novembro de 2022 e, desde então, a equipe já fez mais de 10 cirurgias de sucesso com a mesma tecnologia.
“Ao imitar de perto os movimentos do braço humano, o braço robótico Cirq oferece uma precisão incomparável, garantindo importantes resultados para os pacientes”, afirma o médico cirurgião ortopédico do Hospital Santa Lúcia, Dr. Luciano Ferrer.
Segundo o Dr. Luciano, outros benefícios da cirurgia neuronavegada são as incisões menores, menor tempo cirúrgico, menos sangramento durante a cirurgia, tempo de internação reduzido, menor taxa de infecção, menos dor pós-operatória, recuperação mais rápida e custos menores.
Conheça mais benefícios da utilização da plataforma robótica:
- Imagem magnificada, tridimensional e controlada pelo cirurgião médico;
- Tecnologia de fluorescência que permite identificação mais precisa da anatomia e da vascularização de órgãos;
- Instrumentos robóticos com articulações de 60 a 90 graus em todas as direções, proporcionando versatilidade de movimento com amplitude maior do que a mão humana além de alcance à estruturas de difícil acesso com grande precisão;
- Sistema de filtro de tremores para todos os instrumentos e câmera;
- Sistema de centro remoto que diminui o trauma à parede abdominal;
- Gerador (bisturi elétrico) com capacidade de coagulação e dissecção superior aos convencionais.
Conheça mais benefícios para o paciente com a plataforma robótica:
- Pequenas incisões;
- Menos dor;
- Menos sangramento;
- Menor possibilidade de conversão para laparotomia (incisão convencional de cirurgia aberta);
- Menor risco de infecção;
- Menor tempo de internação;
- Recuperação cirúrgica mais rápida.