Hospital Materno Infantil de Brasília reinaugura parquinho infantil com novas instalações

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) inaugurou, nesta terça-feira (5), um parquinho infantil renovado como parte da campanha “Vem Brincar Comigo 2024”, promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

O novo playground foi instalado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) para proporcionar maior conforto e lazer às crianças em atendimento e internação no hospital.

A estrutura, que inclui brinquedos e uma casa de bonecas, foi doada por Mateus Rocha, filho do governador Ibaneis Rocha e da primeira-dama Mayara Noronha Rocha.

Segundo a mãe, a ideia da doação partiu do próprio Mateus, que “gostaria que todas as crianças pudessem brincar e ser felizes”. A frase do menino foi gravada em uma placa inaugurada durante a cerimônia.

Mayara Noronha Rocha ressaltou a importância da ação para as famílias e o impacto emocional positivo para as crianças internadas.

“De todas as entregas que nós tivemos em todas as edições da campanha Vem Brincar Comigo, para mim essa é uma das mais especiais. Aqui não houve uma entrega financeira, mas de amor. Esse brinquedo marcou a nossa vida e agora ganha um simbolismo muito maior”, afirmou a primeira-dama.

O playground reformado conta com um piso emborrachado para oferecer segurança e conforto, além de uma pintura nova e um sistema de irrigação e drenagem. O espaço também recebeu uma casa de bonecas de madeira e foi decorado com grafites do artista Fernando Elom, de Ceilândia, incrementando o ambiente com elementos visuais e interativos.

Segundo o presidente da Novacap, Fernando Leite, a iniciativa integra e humaniza o atendimento hospitalar infantil. “É um ato pequeno, mas de grande relevância para o hospital, que atende crianças. Nossa ideia é replicar esse modelo em outras unidades da rede, criando espaços de lazer e convivência para crianças e adultos”, explicou Leite.

Impacto no bem-estar
A diretora-geral do Hmib, Marina da Silveira, destacou a importância do parquinho para o processo de recuperação das crianças internadas. “Esse é um momento em que a criança volta a ser criança em um ambiente que muitas vezes a priva do direito de brincar. Esse espaço traz a leveza da infância e ajuda no alívio emocional durante o tratamento”, afirmou.

Representando a Secretaria de Saúde do DF, a chefe de gabinete Camila Ribeiro enfatizou a relevância do ambiente lúdico para o bem-estar infantil. “É uma entrega muito especial, que traz um ambiente lúdico e acolhedor para crianças em momentos de fragilidade”, pontuou.

Relacionados.

Saúde apresenta plano de contingência contra dengue e outras arboviroses ao Ministério Público

GDF cataloga e divulga planos estratégicos de 40 órgãos

Região do Lago Sul fica sem energia nesta terça (12)