A Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) vai inaugurar, na próxima terça-feira (16), um novo equipamento de ressonância magnética no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).
O novo equipamento irá permitir que os diagnósticos dos pacientes sejam feitos com maior eficácia e agilidade, auxiliando no atendimento a doenças graves, como o câncer, por exemplo.
Com as novas instalações, a expectativa é de que sejam realizados 3,6 mil atendimentos anualmente, e 300 exames por mês. O novo equipamento 1.5 Tesla é o primeiro a chegar no sistema público de saúde com esse tipo específico de tecnologia, para atendimento às crianças.
A Abrace foi responsável pela adequação do espaço e na captação de recursos nos últimos 12 anos, totalizando um total de R$ 9,5 milhões, com contribuições de pessoas físicas e empresas.
A presidente da entidade, Maria Ângela Mariani, ressaltou a importância do projeto, e a realização após mais de uma década de dedicação por parte da equipe.
“É um momento de grande satisfação para a Abrace diante dos benefícios que serão alcançados nos tratamentos dos pequenos pacientes! Após mais de 10 anos de captação de recursos, chegamos ao final desse projeto tomados por forte emoção e um sentimento de gratidão pelo o que representa essa ação solidária que envolveu empresas e parceiros”, declarou.
O equipamento é indispensável na identificação de tumores cerebrais e de outras doenças raras, auxiliando no diagnóstico e no acompanhamento dos pacientes. A sala onde o equipamento será colocado foi totalmente adaptada para receber os jovens pacientes, onde os mesmos poderão escolher a iluminação, música, além de possuir constelações reais representadas no teto.