Candidatos aos cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital começam nesta sexta-feira (26) a apresentar suas propostas aos eleitores, durante a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão aberta. A propaganda será veiculada nas emissoras que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura administradas pelo Senado, a Câmara dos Deputados, as assembleias legislativas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal ou as câmaras municipais.
Deverão ser utilizados recursos de acessibilidade, como legendas em texto, janela com intérprete de Libras e audiodescrição sob responsabilidade dos partidos, federações e coligações.
No Distrito Federal, o Tribunal Regional do Distrito Federal (TRE-DF) definiu como serão os horários para a propaganda eleitoral gratuita nos veículos até o dia 29 de setembro.
Serão dois blocos de exibição nas rádios e TVs de segunda a sábado. No rádio, as inserções dos candidatos acontecem das 7h às 7h25 e do meio-dia às 12h25.
Na TV, os eleitores poderão conferir os programas eleitorais das 13h às 13h25 e das 20h às 20h25.
Segundas, quartas e sextas foram reservadas para propagandas dos candidatos às vagas de senador, deputado distrital e governador. Terças, quintas e sábado é a vez dos candidatos a deputado federal e presidente darem as caras para os eleitores.
Entre os candidatos a governador do Distrito Federal, o tempo de TV ficou definido assim:
Ibaneis Rocha (MDB) – Unidos pelo DF – 3:12
Leandro Grass (PV) – PT/PCdoB/PV – 1:44
Paulo Octávio (PSD) – DF para todos – 1:41
Izalci Lucas (PSDB) – Coligação para cuidar das pessoas – 0:58
Rafael Parente (PSB) – PSB – 0:51*
Leila Barros (PDT) – PDT – 0:46
Keka Bagno (PSOL) – PSOL/Rede – 0:22
Coronel Moreno (PTB) – PTB – 0:21
_* O candidato Rafael Parente anunciou a desistência de sua candidatura na última quinta-feira (25)_