Conhecido após a repercussão de vídeos nas redes sociais, Luiz Carlos Bassetto Junior se tornou réu por injúria na Justiça do Distrito Federal após as ofensas proferidas no Aeroporto Internacional de Brasília contra o advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federa (STF).
O TJDFT acolheu a denúncia do Ministério Público e o acusado terá 10 dias para se manifestar, por escrito, e decidir se terá um advogado para representá-lo no caso.
O episódio ocorreu quando Zanin estava no banheiro escovando os dentes e foi abordado por Bassetto, que o xingou de “safado” e “corrupto” e ainda o ameaçou com uma “mão na orelha”.
Em janeiro, a Polícia Civil do DF já havia indiciado o agressor pelos crimes de ameaça, injúria e incitação ao crime, com penas de até 1 ano e 6 meses de detenção.
Cristiano Zanin é conhecido por sua atuação na defesa de Lula, incluindo o processo que tramitava na Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o direito do ex-presidente de se candidatar na eleição de 2018.